Blog do Corredor Redação 27 de outubro de 2023 (0) (657)

Des Moines Marathon… mais uma no currículo. E contando…

POR DENISE AMARAL | @deniseamaral

Vai para os Estados Unidos? Basta fazer uma pesquisa no Google que você encontrará provas de 5 km até ultramaratonas em qualquer final de semana e em diferentes lugares.

Aproveitando a vinda para correr a Maratona de Nova York pela 29ª vez, viemos mais cedo para visitar a filha do meu marido, Luiz Antonio, e os netinhos, que moram no Kansas. E, procurando, achei a Kansas City Marathon no período!

E, como eu e Nilson Lima, o recordista brasileiro de maratonas concluídas, sempre dizemos: “para churrasco ninguém convida!”

Então, minha enteada logo sugeriu que participássemos do Desafio I-35, auto-estrada na região central dos Estados Unidos, e correr a Des Moines Marathon no domingo, 15/10, e a Kansas Marathon no sábado seguinte.


Se você visualizar o mapa dos Estados Unidos como um retângulo, as cidades do Kansas e Des Moines, que nunca havia escutado falar, ficam no meio do mapa, sendo a cidade mais populosa e capital do estado de Iowa.

A entrega do kit aconteceu no meio de uma praça, com algumas barracas da organização, de vendas de artigos esportivos e de outras provas locais.  Em vez de camiseta, recebemos um lindo colete cinza com a logo da prova e uma camiseta do Desafio I -35.

No local da largada, o mesmo da chegada, tinham boas opções de hospedagem.

Nosso hotel estava repleto de corredores e até ofereceu um café da manhã mais cedo!

A organização ofereceu um desconto de 50% aos participantes da Twin Cities Marathon, em Minneapolis e St. Paul, no Estado de Minnesota, próximo ao Canadá, que foi cancelada pela previsão de calor de 33 graus há 2 semanas, o que fez a Des Moines Marathon ter, aproximadamente, 3.000 corredores na meia e 1.500 na maratona, além das provas de 5 km, revezamento na maratona e corridas infantis.

Na largada da maratona e meia maratona, às 8 horas, com 9 graus, tivemos o tradicional hino americano, que, em vez de ser cantado à capela, foi tocado por um guitarrista a la Jimmy Hendrix.



As duas distâncias seguiram juntas até o km 2, passando pelo bonito Parque de Esculturas Pappajohn.

E, quanto mais maratonas fazemos, mais avacalhados ficamos. Não estudei nada sobre a prova. E, logo no km 3, fui supreendida por um sobe-e-desce interminável até o km 24.

É muito interessante correr essas provas locais. Passamos por ruas residenciais com aquelas lindas casas sem muro e com vários moradores sentados à porta, com seus copos térmicos de café e apoiando os corredores. Alguns ofereciam chocolate, biscoito, tinham cartazes e o mais legal foi o que dizia: “VOLTEM NO PRÓXIMO ANO. TENTAREMOS UM PERCURSO MAIS PLANO”, bom humor necessário para aliviar nas ladeiras!

A prova tinha 18 pacers para a maratona e 11 para meia,   com diferenças de 10 a 15 minutos cada, fazendo com que muitos corredores os seguissem!

Depois seguimos por bonitos parques, margeamos o hipódromo de Prairie Meadows, demos uma volta olímpica no estádio de futebol americano do Drake e continuamos pelo extenso sistema de trilhas asfaltadas da cidade, o paraíso ao ar livre do Gray’s Lake Park, margeando lindos lagos e rios.

Simpáticos staff de bicicleta ofereciam BioFreeze, um maravilhoso “gelol”, palitinho de salaminho, barrinha energética, balas … ao longo do percurso. Até aceitei para alegrar uma senhorinha com sua bike repleta de quitutes!

Na chegada tínhamos pizza, cerveja, biscoito Oreo, bolinhos doces, refrigerantes e música ao vivo e uma linda medalha colorida com a letra M giratória no centro.

Maratona 172 concluída sem nem ter planejado! Adorei!

No sábado, 21/10, foi a vez da Kansas City Marathon para ganhar uma 3ª medalha!

Afinal, estou precisando de mais medalhas para a minha coleção, né?


Denise Amaral tem 172 maratonas completadas ao redor do mundo, sendo 28 vezes só em Nova York. Primeira mulher no mundo a conquistar pela terceira vez a Six Star Medal Finisher @deniseamaral

Veja também

Leave a comment