Sem categoria André Savazoni 15 de julho de 2016 (1) (212)

Depois de muita quilometragem, o corpo responde bem aos estímulos de velocidade

Marcelo Camargo, meu treinador, aborda as características, vantagens e orientações do treinamento intervalado neste artigo, publicado no Corrida no Ar. Vale a leitura.

Separei apenas uma parte: “Entre os objetivos do treinamento intervalado está a melhora da capacidade física velocidade, a melhora do ritmo (controle de pace), a melhora da resistência aeróbia e melhora da resistência anaeróbia, já que “quanto mais alta for a intensidade do treinamento acima do limiar, maior será o aprimoramento induzido pelo treinamento, particularmente o VO2 máx”. (Duncan, 1992)‏.”

Nas últimas semanas, com um ou outro intervalado, foquei mais na distância, também, foram três maratonas (Porto Alegre, Mountain Do Costão do Santinho e Uberlândia) e um treino de 42 km no aniversário de 42 anos.

Resistência está ótima. Cabeça, também. Junta-se à vantagem das férias na faculdade de Educação Física agora em julho.

Dessa forma, o Marcelo montou o planejamento para a São Paulo City Marathon (sim, mais 42 km no final do mês) focando mais na velocidade. O tempo é curto e, confesso, eu nem sabia como iria render.

Mas foi muito interessante. Foram três treinos: 8 x 800 m, 6 x 1.600 m e 16 x 500 m, além de uma rodagem de 11 km na segunda-feira. Em todos, o corpo respondeu muito bem, tanto que consegui fazer progressivos, ou seja, melhorando os tempos do primeiro ao último, reservado ao mais baixo.

O aumento da quilometragem e a sequência de provas pouco usuais e até criticada muitas vezes, mostrou-se bem interessante, fortaleceu ainda mais tanto a parte mental quanto a física.

Alguns detalhes foram importantes, como o cuidado com o desgaste e o saber “ouvir” o que o corpo tem a lhe dizer. Depois do Mountain Do, com dor nas panturrilhas pelo piso variado, fiquei três dias sem correr. E por aí vai.

Mas aumentar a quilometragem dentro de um planejamento bem orientado, como foi nesse caso com o Marcelo Camargo, para algumas pessoas, pode sim trazer benefícios bem interessantes. Vamos ver como será a próxima semana, com mais três treinos fortes com uma rodagem de 14 km no meio.

Veja também

One Comment on “Depois de muita quilometragem, o corpo responde bem aos estímulos de velocidade

  1. Muito bom. Boas dicas.

Leave a comment