Deena Kastor, medalhista olímpica e ex-recordista americana de maratona, e Ernst Van Dyk, bicampeão da Maratona de Nova York e oito vezes medalhista paraolímpico, serão incluídos no Hall da Fama do NYRR na Maratona de Nova York 2023.
Os dois, além dos ganhadores do Abebe Bikila Award, do Legacy Award e do George Hirsch Journalism Award, serão reconhecidos na NYRR’s Night of Champions, na sexta-feira, 3 de novembro.
O Hall da Fama do NYRR, criado em 2011, já homenageou figuras lendárias do esporte de corrida de rua que fizeram do NYRR e da TCS New York City Marathon o que são hoje, inclusive Marilson Gomes dos Santos, bicampeão em Nova York (2006 e 2008), que foi incluído em 2019.
Deena Kastor é o ex-recordista americana de meia maratona e maratona e foi bronze na maratona nas Olimpíadas de Atenas 2004. Fez sua estreia na maratona em Nova York 2001, terminando como a melhor americana e estabelecendo o recorde de uma estreante entre as americanas, com 2:26:58. Depois disso, venceu a New York Mini 10K em 2004 e a More/SHAPE Half Marathon em 2013, 2014, 2016 e 2017. Terminou três vezes entre as Top 10 na Maratona de Nova York e duas na Meia de Nova York. Ao longo de sua carreira, ela deteve 10 recordes americanos e representou os EUA em 16 campeonatos mundiais e três Olimpíadas. Deena ainda contribuiu para o esporte como locutora, mentora e apoiadora dos programas juvenis e comunitários do NYRR, como Embaixadora da NYRR Run for the Future.
“É uma honra ser incluída no Hall da Fama do NYRR este ano junto com Ernst Van Dyk, que há muito admiro por sua longa carreira”, disse Kastor. “A Maratona de Nova York, em particular, iniciou meu amor pela distância e me apresentou à comunidade com a qual me identifiquei imediatamente como atleta. Graças ao NYRR, essa comunidade inclui tantas idades, nações e habilidades que se unem para serem elevadas por este esporte.”
O sul-africano Ernst Van Dyk é bicampeão da Maratona de Nova York e representou a África do Sul em todas as Paraolimpíadas desde 1992, ganhando a medalha de bronze na maratona nos Jogos de Pequim 2008. Van Dyk venceu a Maratona de Nova York em 2005 e 2015 e foi vice em 2002, 2003, 2013 e 2014. Ele terminou entre os 10 primeiros cinco vezes. Ele também venceu a Maratona de Boston 10 vezes, incluindo seis vitórias consecutivas, de 2001 a 2006. Durante sua carreira, foi fundamental na defesa da inclusão da divisão de cadeiras de rodas no nível de elite e desempenhou um papel fundamental na adição da categoria para a série Abbott World Marathon Majors. A Maratona de Nova York de 2023 será sua última corrida na carreira antes de se aposentar.
“Isso foi uma surpresa total e estou profundamente honrado”, disse van Dyk. “Esta indução não é sobre mim, é sobre o espírito de perseverança e a crença de que cada obstáculo é uma oportunidade para redefinir o que é possível. Aceito esta honra com imensa gratidão, sabendo que não é um fim, mas um lembrete para continuar a ultrapassar limites e inspirar outros a avançar na busca dos seus sonhos.”