Texto e foto: Fernanda Paradizo
Os organizadores da Maratona de Berlim, na Alemanha, anunciaram na tarde desta terça-feira (dia 21 de abril), que a edição 2020 da prova não poderá mais ser realizada no dia 27 de setembro e que irão tomar uma decisão sobre o evento.
Apesar de a Alemanha ter iniciado a volta gradual às atividades no início desta semana, várias medidas foram tomadas pelas autoridades com o intuito de conter a disseminação da epidemia do coronavírus.
Na coletiva de imprensa do Senado de Berlim, realizada também nesta terça-feira (dia 21), ficou definido que eventos em massa, com mais de 5 mil pessoas, estão proibidos até o dia 24 de outubro, o que torna a realização da maratona impossível, uma vez que a prova aconteceria quase um mês antes desta data estabelecida. Assim como a maratona, a Maratona de Patins, realizada sempre na véspera da corrida, também foi suspensa.
Pelas redes sociais oficias do evento (Instagram e Facebook), os organizadores informam que mais informações serão disponibilizadas em breve.
Com isso, a Maratona de Berlim é a quarta Major afetada em 2020 por conta da disseminação do Covid-19. Tóquio, que aconteceria no dia 1º de março, foi realizada somente para a elite, sem os amadores. E as maratonas de Boston (20/04) e Londres (27/04) foram remarcadas para o segundo semestre, para as datas de 14 de setembro e 4 de outubro, respectivamente.
As Maratonas de Chicago (11/10) e Nova York (01/11) seguem com a mesma data.