Hoje foi um domingo de opostos no circuito de corridas do Rio de Janeiro. Enquanto uma corrida feminina patrocinada por uma marca francesa de cosméticos percorreu a orla do Leblon a Copacabana com inscrições de R$250,00, ali perto, no Morro do Vidigal, uma corrida gratuita e beneficente convidava para um passeio pelo meio da comunidade. Para quem não é do Rio, o Morro do Vidigal é aquele que fica entre São Conrado e o Leblon, em cima da Avenida Niemeyer, logo após a largada da Meia do Rio. Este que vos escreve mora a 15 minutos do morro, mas nunca tinha entrado na região, então foi uma excelente oportunidade de fazer turismo perto de casa.
Com subidas e descidas intermináveis, escadarias, estradas de terra, becos em fila indiana e um visual deslumbrante da orla carioca vista de cima, a corrida “Vidigal de Braços Abertos” levou cerca de 1.000 pessoas literalmente à exaustão em sua 2ª edição. Para se ter uma ideia da dificuldade do percurso, o campeão da prova terminou os 6km em 27 minutos e o último colocado em 1h49m. Para ajudar no desafio, vale ressaltar o apoio e a simpatia dos moradores que incentivavam os corredores ao longo do percurso. Me arrisco a dizer que, no Rio de Janeiro, nunca vi esse nível de apoio e torcida em outras provas.
Além da corrida de 6km, no final foi realizada uma corrida infantil para crianças de 1 a 12 anos, com distâncias variando de 50m a 1km. Com isso, pude participar, pela primeira vez, da mesma corrida que meu filho mais velho, o Max.
O Projeto de Braços Abertos (clique aqui para saber mais) organiza um circuito de corridas em comunidades pacificadas pela polícia militar, onde antes não se tinha acesso por causa da violência e do tráfico de drogas. Além da corrida em si, aberta a todos, o projeto reúne uma série de atividades para integrar a comunidade e proporcionar entretenimento para os moradores. Além de premiar os dois melhores atletas da comunidade com patrocínio e treinamento, o projeto também gera a capacitação profissional aos jovens da comunidade para trabalhar na organização da corrida, para que estes possam atuar no mercado de eventos esportivos.
E você, correu alguma prova diferente neste domingo?
Contato: @rdlucchesi / rodrigo79@gmail.com
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá Rodrigo,
Achei interessante o projeto e a prova. Sou de Brasília, mas adoro o Rio. Visito a cidade com frequência, pois tenho parentes por aí. Foi no Rio que estreei em Meias Maratonas nesse ano, participando da Golden 4 Asics.
Parabéns pela difícil prova concluída e, principalmente, por estar dando o exemplo para o seu filho. Muito legal poder voltar para casa pai e filho com medalhas no peito.
Abraços e obrigado pela comentário lá no meu espaço
———-
Valeu Danilo, boas corridas!
abs
Rodrigo