O atleta Daniel Nascimento estreou na maratona com chave de ouro. Na primeira prova de sua carreira, obteve o índice na maratona com o tempo 2:09.04, Campeonato Nacional de Maratona “El Bicentenario del Peru”, disputado no Circuito de Praias, entre os distritos de San Miguel e Magdalena, e organizado pela Federação Desportiva Peruana de Atletismo. O segundo colocado foi Ulises Jhamer Martin (2:13.28) e o terceiro foi John Deivis Tello (2:14.19).
O tempo de Daniel foi a melhor estreia de um sul-americano na distância em toda a história.O atleta bateu em mais de 2 minutos o índice exigido pela World Athletics para a qualificação nos Jogos de Tóquio, que é 2:11.30.
Segundo Neto Gonçalvez, treinador de Daniel – que ficou 42 dias treinando no Quênia, na cidade de Iten, a 2.400 m de altitude –, o planejamento era correr uma maratona este ano, mas as provas foram sendo canceladas por causa da pandemia.
“Ficamos sem opções, mas ele vinha treinando muito bem. Quando estava no início do treinamento no Quênia, onde passou 42 dias, surgiu a oportunidade de fazer essa maratona em Lima. Fez a parte final da preparação lá, treinando muito bem em grupo e com atletas de nível mundial. Isso contribuiu para ele conseguir essa marca”, explica Neto, que destaca que Daniel sempre quis ir para o Quênia, aprender e treinar com alguns dos melhores fundistas do mundo. “Fechou um patrocínio para as passagens e foi.”
Daniel, que nasceu em Paraguaçu Paulista, treina em Bauru e na cidade de Fernão, onde mora sua mãe. Está com Neto Gonçalves desde maio de 2019. Entre os resultados mais recentes de Daniel estão o de brasileiro mais bem colocado na São Silvestre 2019, em que conquistou o 11º lugar. Em 2020, o atleta foi campeão da 14ª Meia Maratona de São Paulo, o que garantiu a ele vaga no Mundial de Meia Maratona, na Polônia, no qual ficou na 93ª colocação. Daniel Nascimento também representou o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, no Canadá, onde conquistou o 8º lugar, depois de conquistar o título brasileiro em Serra (ES).
Com a qualificação de Daniel, o Brasil passa a ter três atletas classificados para os Jogos Olímpicos na maratona. Já têm vagas Paulo Roberto de Almeida Paula (2:10:08) e Daniel Chaves da Silva (2:11:10). O prazo para a obtenção de índice termina no dia 31 de maio.
Fotos: Fernanda Paradizo e Tião Moreira