Pela primeira vez na história do atletismo brasileiro, foi feito um levantamento oficial sobre o número de corridas de rua realizadas anualmente no país. A iniciativa é da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), com apoio da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio.
Em 2024, o Brasil sediou 2.827 corridas de rua oficiais — um aumento de 29% em relação a 2023, que registrou 2.186 provas.
Os dados inéditos foram apresentados durante o 3º Summit ABRACEO/CBAt, em um painel que contou com a participação da jornalista Silvia Herrera, de Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, e de Paulo Carelli, diretor institucional da ABRACEO.

O estado com o maior número de corridas de rua em 2024 foi São Paulo, com 734 provas oficiais. Apenas dois estados não registraram nenhuma corrida oficial em 2023 e 2024: Roraima e Amapá. Já o Tocantins, que não teve nenhuma prova em 2023, apresentou crescimento e contabilizou sete corridas no ano seguinte.
O Maranhão foi o destaque em termos de variação percentual, saltando de uma corrida em 2023 para sete em 2024 — um aumento de 600%. No entanto, os crescimentos mais consistentes foram registrados no Rio Grande do Norte (120%), em Goiás (76%) e no Mato Grosso (64%). São Paulo, apesar da base elevada, também teve aumento expressivo: 33,45%.
O critério adotado para o levantamento segue a legislação que regula as corridas de rua em âmbito nacional, com base no Código de Trânsito Brasileiro. As fontes de informação foram a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e as federações estaduais, incluindo o Distrito Federal.
O trabalho de apuração teve início em outubro de 2024 e foi concluído em março de 2025. Além dos dados referentes a 2024, foram incluídos também os números de 2023. Todas as federações foram contatadas ao menos três vezes para confirmação das informações.
Para evitar duplicidade na contagem, os dados da CBAt foram excluídos da soma final, já que as corridas com permit nacional também são registradas pelas federações estaduais. Em 2023, a CBAt concedeu 21 permits; em 2024, esse número subiu para 32 — um crescimento de 52,28%.
O permit é a autorização concedida pela federação ao organizador da corrida, mediante o compromisso de seguir uma série de exigências técnicas e operacionais, que são fiscalizadas por árbitros durante o evento. Entre os critérios estão a oferta de banheiros e hidratação, presença de ambulâncias, estrutura de entrega de kits, premiação para a elite (quando houver) e organização da dispersão dos atletas. O valor do permit é estabelecido pela CBAt.
Fonte: release assessoria de imprensa