No domingo 22 de março, foi realizada no Rio de Janeiro a Corrida Rio 450 Anos, como parte integrante de um projeto com mais de 200 eventos culturais e esportivos programados ao longo do ano, por toda a cidade.
Mais de 3 mil corredores participaram da prova de 10 km, que contou com um trajeto original, com largada na Urca e chegada no Aterro do Flamengo. A largada foi especial por diversos motivos. De frente a um dos cartões postais da cidade, o Bondinho do Pão de Açúcar, e com o Cristo Redentor ao fundo, os corredores tiveram a oportunidade de cantar o Hino Nacional e "Parabéns a Você" em homenagem ao Rio de Janeiro, antes de largarem ao som de "Cidade Maravilhosa".
Ao contrário da maioria das provas que acontecem na cidade, a Corrida Rio 450 Anos tinha apenas a opção de 10 km, uma das raras oportunidades para os corredores não terem que dividir espaço com corredores de 5 km, o que facilitou a largada e a dispersão dos participantes. Além disso, os 450 primeiros colocados da prova foram presenteados com uma medalha especial, dourada.
E o primeiro a cruzar a linha de chegada foi justamente um carioca, José Ricardo da Silva, com tempo de 32:36, que saiu do evento com dois troféus, já que o primeiro corredor do Rio a chegar, tanto no masculino, quanto no feminino, levaria uma premiação especial. "É uma alegria enorme participar de um evento bonito como esse. Esse percurso foi uma novidade bem bacana, já que as provas costumam ser inteiramente no Aterro; foi uma experiência ótima largar junto ao Pão de Açúcar", disse vencedor.
Na prova feminina, vitória da veterana Raimunda Maria da Fonseca, que é de Manaus, mas que vive há 20 anos no Rio de Janeiro; ela completou em 40:44. A carioca melhor colocada foi Luciana Guillod Fagury, que chegou em terceiro lugar, com tempo de 45:43.