Tradicional evento do Rio de Janeiro, a Corrida de São Sebastião teve 3.113 concluintes ontem (1.393 nos 10 km e 1.720 nos 5 km) na abertura oficial das competições de corrida de rua na cidade. Na elite, o domínio foi queniano, com vitórias de Joseph Aperumoi e Maurine Kipchumba nos 10 km. O evento, que faz parte das comemorações oficiais do padroeiro do Rio, recebeu atletas de 19 estados e diversos países.
Aperumoi completou os 10 km em 29:42, seguido pelo brasileiro Gilmar Silvestre (30:01) e pelo tanzaniano Abubaka Hamisi (30:17). “No ano passado foi a mesma coisa, o queniano (Joseph) venceu e eu fui vice. Não desanimei, foi uma prova boa. Em 2013 estarei aqui de novo”, disse Gilmar.
Maurine Kipchumba, campeã da última São Silvestre, abriu vantagem desde o início e ganhou com 34:19. A também queniana Rumokol Chepkanan chegou em segundo (34:30) e a colombiana Jackline Sakiluem em terceiro (35:03).
“O fato de a prova ter caído em um domingo neste ano permitiu a participação de pessoas de diversos lugares e uma enorme diversidade de sotaques. Essa corrida é uma das mais tradicionais do país”, afirmou Carlos Sampaio, um dos organizadores da Corrida de São Sebastião.
Mais informações e resultados completos no site oficial.