Notícias Redação 27 de fevereiro de 2013 (5) (151)

Corrida da Ponte abre as inscrições no dia 3 de março

Marcada para o dia 19 de maio, a Corrida da Ponte, no Rio de Janeiro, abrirá inscrições no dia 3 de março. A confirmação foi feita por Carlos Sampaio, um dos sócios da Spiridon, organizadora do evento desde sua retomada, há dois anos. Os valores das inscrições devem ser fechados nos próximos dias. Portanto, corredores dos quatro cantos do Brasil, “save the date”! A prova é uma das 20 imperdíveis do ano em matéria publicada na edição de janeiro da Contra-Relógio.

No início de fevereiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro deu início àsobras do projeto Porto Maravilha, que prevê a remoção total do Elevado da Perimetral para otimizar a revitalização de toda a região portuária da capital. Nos dias 5 e 18, alguns trechos chegaram a ser fechados para o trânsito para a retirada das primeiras vigas de vias de acesso já desativadas. Inicialmente, o projeto previa uma rota alternativa a partir de abril. Mas por causa de grandes eventos que acontecerão na cidade, o Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, esse cronograma foi alterado.

“A Prefeitura do Rio já nos adiantou que a derrubada do trecho do Elevado da Perimetral, que poderia afetar o percurso da prova, acontecerá somente no segundo semestre. Por isso, a prova está garantida. De qualquer forma, temos dois percursos já traçados. Caso haja alguma nova alteração no calendário das obras, acionaremos o plano B, que apenas aumentará em 120 m o percurso original. Mas a largada e a chegada serão mantidas nos mesmos locais dos anos anteriores”, disse Carlos Sampaio.

Listada entre as dez maiores do mundo, a Ponte Presidente Costa e Silva, ou simplesmente Ponte Rio-Niterói, liga os dois municípios desde 1974. A corrida ao longo de seus 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, foi disputada pela primeira vez em 1981. Após ter sido suspensa no início da década de 1990, ela voltou ao calendário esportivo em 2011. Desde então, é disputada na distância de 21,480 Km.

As exigências para participação continuam: para ter inscrição aceita, será preciso, assim como nas edições anteriores, comprovar a participação em uma meia-maratona ou maratona, com tempo máximo de 2h45 e 5h30, nessa ordem, ou na Corrida da Ponte em até 3h. Segundo o organizador, essa é uma medida de segurança para o próprio corredor, que participará de uma prova considerada difícil, realizada em asfalto duro, de rodagem, com exposição ao sol e ao vento por praticamente todo o percurso, o que causa um grande desgaste.

As falhas detectadas pelos participantes no primeiro ano desse “revival” foram sanadas, fazendo da corrida, em 2012, uma das mais elogiadas do circuito. Sampaio ainda garantiu que as melhorias – como largada em ondas, antecipação no horário e túneis de aspersão – serão não só mantidas, como aumentadas. “Estamos fechando alguns detalhes na organização. Por enquanto, só posso adianter que teremos mais postos de hidratação e túneis de aspersão, pensando no conforto do corredor. Mas teremos boas novidades para os participantes, que podem ficar tranquilos quanto à realização do evento. A Corrida da Ponte voltou para ficar no calendário de corridas de rua do Rio de Janeiro e, em 2014, faremos uma grande festa para comemorar os 40 anos da via, que deve ser, inclusive, enredo da escola de samba Viradouro, de Niterói. Queremos fazer parte dessa festa também”, brincou Carlos Sampaio.

Débora Thomé
Do Rio de Janeiro

Veja também

5 Comments on “Corrida da Ponte abre as inscrições no dia 3 de março

  1. Eu vou, eu vou.
    Que belezaaaaaaaaaaa

  2. Sensacional ! ! Uma das provas mais bem organizadas que já corri. Estão de Parabéns porque entendem o sentimento do corredor. Pretendo estar na prova novamente! 🙂

  3. Para quem tiver oportunidade de participar, esta será a última edição da Corrida da Ponte com o seu trajeto original que inclui a Perimetral.
    Quando estiverem percorrendo o elevado, fotografem bastante para guardar de recordação!

  4. Pretendo correr pela primeira vez, na ponte!

  5. Participei em 2011 com o tempo líquido de 1:53:34 e em 2012 como o tempo líquido de 1:47:38. Achei a prova muito boa e organizada e participarei, com certeza,em 2013.

Leave a comment