Nos últimos quatro anos a corrida descalça ou com tênis minimalista tem ganhado mais espaço nas discussões tanto nos veículos especializados quanto entre os próprios corredores, principalmente no exterior. Muitos dos que leram o livro “Nascidos para Correr”, do jornalista americano Christopher McDougall, lançado no Brasil em 2010, ficaram interessados em mudar a técnica de corrida ou se sentiram incentivados a correr descalços. O mercado dos tênis minimalistas está em franco crescimento. Essa forma de “corrida natural” é o tema da clínica do próximo sábado (dia 8), ministrada pelo editor de arte da Contra-Relógio, Sérgio Rocha.
A clínica será realizada na Loja Velocità Moema (Rua Pavão, 342 – São Paulo, SP), das 9h às 10h30. O custo é de R$ 60 e as inscrições podem ser feitas no site Corrida Natural. Mais informações pelo e-mail sergio@corridanatural.com.br.
“Pensei em fazer a clínica exatamente para preencher esse espaço que existe no Brasil no que diz respeito à corrida descalça. Há muitas crenças e ‘achismos’. Os tênis minimalistas ou pseudo-minimalistas não vêm com ‘manual de instruções’. Para correr com esses modelos, é necessário se reconectar ao jeito que corríamos quando éramos crianças, fase em que não tínhamos a influência dos tênis de corrida modernos, com calcanhar elevado e amortecimento. Resumindo, é necessário reaprender a técnica de corrida. A clínica tem esse papel”, afirma Sérgio Rocha.
Há pesquisas que relacionam o contato do calcanhar no início da pisada com lesões e esse movimento é conhecido na biomecânica da corrida como período de breque, pois é como se o corredor pisasse no freio a cada pisada. “Realmente não faz sentido ‘brecar’ quando corremos, pois o que queremos é ir para frente e não para trás. Se pisamos com o calcanhar no chão, geramos uma força de reação diretamente oposta ao sentido da corrida”, completa.
A Clínica também será um espaço para quem já tem experiência com os minimalistas ou mesmo descalço possa trocar informações. “Está nos meus planos fazer um site em português que possa também cumprir esse papel. Futuramente, em parceria com a Velocità, pretendo fazer treinos de acompanhamento com o pessoal que fez a Clínica”, completa.
Assuntos abordados na discussão de sábado: 1) O que é corrida natural: estudos e evidências; 2) Tênis minimalistas e corrida descalça: conceitos e adaptação; 3) Técnica de corrida: os três pilares e 4) Prática: a aplicação da técnica na esteira e análise com vídeo.