Notícias André Savazoni 15 de setembro de 2017 (0) (163)

Contra-Relógio presente na Maratona das Flores em Medellín no domingo

BlogA Maratona das Flores, em Medellín, na Colômbia, será realizada neste próximo domingo (dia 17) e contará com a cobertura especial da Contra-Relógio, viajando com um grupo de 14 leitores e assinantes da revista no pacote da EC Tavares.

O grupo está dividido entre os 10 km (um integrante do grupo), os 21 km (oito pessoas) e os 42 km (quatro inscritos) – uma pessoa ajudará no apoio aos participantes. Os corredores vêm de São Paulo, Jundiaí, Rio Negro-PR, Belo Horizonte, Três Lagoas-MG, Mogi das Cruzes e Jequié-BA.

A edição deste ano será a 23ª ininterrupta. Estão presentes mais de 300 estrangeiros de 33 países, corredores da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irlanda, Jamaica, Japão, Quênia, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Uruguai, Venezuela e Colômbia (com representantes de mais de 100 cidades do país, com destaque para Bogotá, Barranquilla e Cáli).

Um detalhe: a prova tem reconhecimento de órgãos internacionais (como a IAAF e a AIMS) e da Federação Colombiana de Atletismo, sendo oficial e certificada para a Maratona de Boston. Pela data, inclusive, é um das primeiras qualificatórias para a edição de 2019 da centenária maratona norte-americana. Na elite, já foram confirmados os atuais vencedores de Medellín, os quenianos Amos Kiplagat e Carolyne Chemutai Komen.

A Maratona das Flores tem um trecho de sobe e desce no miolo (do km 19 ao 28, principalmente, quando atinge-se o ponto mais alto), porém, depois disso, o terço final dos 42 km é em descida. Em relação à temperatura estimada, deve variar entre 17 e 28 graus, com umidade acima de 85%.

Um ponto positivo é o horário da largada: a partir das 6h30 para a maratona e a meia-maratona, com os 10 km partindo às 9h e os 5 km, às 9h15 (o que facilita, em muito, o fluxo dos corredores). O tempo de conclusão é de 5h30 para os 42 km e de 3h para os 21 km.

Atualmente Medellín é uma cidade extremamente segura, moderna e que anualmente bate o recorde de visitação de turistas. É a terra natal de Fernando Botero, um dos artistas mais marcantes da Colômbia, com destaque para a Plaza Botero, onde há obras em bronze dele. Outro grande atrativo é o Jardim Botânico. Para ter uma visão aérea, pode-se pegar o teleférico (metrocable), que foi planejado para facilitar o acesso da população aos bairros mais altos, integrando também o bom sistema de transporte público.

O site da prova (www.maratonmedellin.com) é bem completo e de fácil navegação, mesmo em espanhol. Há informações e mapas interativos de todos os percursos, vídeos, fotos, dicas de treinamento e de hospedagem, além de um aplicativo para celular.

O período do pacote da Contra-Relógio, desenvolvido em parceria com a assessoria EC Tavares, de São Paulo, será desta sexta-feira (dia 15) até a segunda-feira (dia 18), assim, tanto pelas redes sociais da revista (Instagram e Facebook) e pelo site (www.contrarelogio.com.br), teremos uma cobertura especial e exclusiva, com fotos e vídeos de Medellín, além do texto na edição de outubro. A ideia, após esse primeiro projeto, é planejar outros passeios para provas no exterior em 2018, em mais um benefício para os assinantes (com descontos na viagem).

Veja também

Leave a comment