Constatações de uma viagem: a real valorização da corrida e da maratona

Viajar e conhecer outras culturas sempre traz ensinamentos. Unir então o passeio com corrida é um casamento perfeito. A semana que passei em Boston e Nova York comprovou na prática o que ouvia falar sobre a valorização da corrida e, principalmente, da maratona nos Estados Unidos.

O primeiro ponto interessante é que as pessoas sabem a diferença de uma maratona para outras distâncias. E não só quem corre. Aqui no Brasil, cansamos de ouvir e ler (até na imprensa) sobre a “Maratona de São Silvestre” ou que “fulana corre muitas maratonas (sendo que a maior distância que percorreu em provas foi de 10 km!)”.

Nos Estados Unidos, uma maratona, apesar das mais de 700 realizadas anualmente, recebe a valorização que deve sempre ter. Ainda mais se falarmos de Nova York e, principalmente, Boston. Essas estão em outra categoria.

Outro fator comprovado pelas minhas “andanças” é que as mulheres realmente correm muito. Tanto em número quanto em velocidade nos Estados Unidos. São maioria nas provas de 5 km e na meia-maratona, mas deixam inúmeros homens para trás também tanto nos treinamentos quanto nas maratonas.

Ponto alto – Quem acha legal correr na USP, no Ibirapuera, na Lagoa da Pampulha, nas margens do Guaíba, na orla carioca… precisa experimentar o Central Park. Sensacional é pouco. O ambiente respira corrida e ciclismo, 24 horas por dia. De segunda a segunda. Durante a semana, dependendo do horário (ainda mais quando você está em férias, como eu) é mais vazio.

Agora, aos sábados, dia tradicional dos longões, parece uma prova. Ou melhor, maior do que diversas provas no Brasil. Algo fascinante. O Central Park lotado. Gente em grupos, duplas, sozinho, em ritmo mais leve, forte… os americanos correm muito (e bem). Fui rodar, mas de vez em quando, passava um pessoal forte, eu acelerava para ver em que ritmo estavam – 4:00, 4:10 e batendo papo descontraídos, como se rodassem a 6:00 por km.

Então, não importa o motivo de sua viagem para Nova York. Se gosta de correr, inclua vários treinos no Central Park. Sentirá como nosso esporte é valorizado.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.