20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Tênis e Acessórios Redação 24 de abril de 2019 (0) (166)

Conheça o Nike Zoomx Vaporfly Next%

O Nike Zoom Vaporfly 4% é o modelo que vem se destacando nos pés dos corredores de elite no circuito de grandes maratonas internacionais. Agora, ele acaba de ganhar um novo nome – Nike Zoomx Vaporfly Next% -, além de ser repaginado da ponta dos dedos ao calcanhar, com mudanças feitas a partir de informações e sugestões dadas pelos atletas da marca.

Esta evolução do tênis tem mudanças no cabedal – resultado, em grande parte, de contribuições de atletas como Shalane Flanagan, que relatou o impacto da absorção da água da chuva no peso do calçado durante a maratona de Boston em 2018. A nova entressola foi feita com um novo material, criado no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike, a partir de informações colhidas com diversos atletas da marca. O padrão de tração também foi redesenhado graças a uma solicitação de Eliud Kipchoge, após uma corrida particularmente chuvosa em Berlim.

“Este tênis é o resultado da estreita parceria entre nossos atletas, cientistas do esporte, engenheiros e designers”, diz Brett Holts, vice-presidente de tênis de corrida da Nike. “Eles trabalharam juntos durante todo o processo de design, testes e produção. Estamos muito animados para ver o NEXT% nas pistas, impulsionando ainda mais as fronteiras do desempenho humano em provas internacionais”.

POR QUE O NOME NEXT%? Quando lançou o Zoom Vaporfly 4%, a Nike decidiu dar esse nome ao tênis porque, na média, ele aumentava a economia da corrida em 4% quando comparado ao modelo de maratonas mais rápido até então da marca (o Nike Zoom Streak 6). Conforme disse Mo Farah em declaração recente, “um atleta está sempre em busca dos próximos X por cento”. Daí o nome do tênis: NEXT% – ou os “próximos%”, se traduzirmos para o português.

Confirma as principais novidades, com base nas informações passadas pela Nike:

O material Vaporweave estreia no cabedal do calçado (parte superior). Ele é mais leve do que o Nike Flyknit, garante ventilação e absorve bem menos água ou suor. Desse modo, o calçado se mantém leve e seco durante toda a maratona.

Para reduzir a pressão sobre a parte mais sensível do peito do pé, o cadarço está em uma posição levemente enviesada.

Na parte interna do calcanhar, uma fina camada de espuma protege o tendão de Aquiles.

A entressola possui ainda mais espuma Nike ZoomX. Estudos científicos realizados no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike comprovaram que isso aumenta e energia e impulsão devolvida para o corredor a cada passada.

Além disso, a espuma foi redistribuída, reduzindo de onze para oito milímetros a diferença na altura da sola entre o calcanhar e os dedos (o drop).

Para melhorar ainda mais a aderência na região dianteira dos pés, os designers misturaram os padrões de tração dos maratonistas Kirui, Kipchoge e Farah, ajudando a enfrentar com mais tranquilidade as corridas debaixo de chuva.

O contorno das depressões na sola, que inclui ranhuras mais profundas na parte externa, favorece movimentos mais suaves na hora de fazer curvas.

O peso do calçado permanece o mesmo, embora o novo modelo contenha 15% mais espuma.

QUANDO CHEGA. Os atletas da Nike usarão o modelo na Maratona de Londres, em 28 de abril. O tênis estará disponível a partir de 25 de abril em Londres e no Japão, e a partir de 28 de abril pelo aplicativo NRC, para membros do NikePlus nos Estados Unidos. No Brasil, o tênis chegará em julho para membros de Nike.com.br.

Veja também

Leave a comment