Notícias André Savazoni 7 de março de 2019 (0) (3398)

Conheça as maratonas das “dobradinhas” no segundo semestre! Qual você prefere?

A Contra-Relógio sugeriu três opções de “dobradinhas” de maratonas no segundo semestre deste ano. As alternativas estão na enquete disponível aqui no site e a intenção é tentar viabilizar o projeto após a votação dos leitores e assinantes.

Assim, as opções são (vote na enquete aqui ao lado):

  • 20/10 – Maratona e Meia de Lisboa e 27/10 – Maratona e 10 km de Veneza
  • 03/11 – Maratona e 15 km do Porto e 10/11 – Maratona de Atenas
  • 24/11 – San Sebastian (10, 21 e 42 km) e 01/12 – Maratona de Valência

Agora, conheça um pouco mais sobre essas provas

 

MARATONA DE LISBOA (PORTUGAL)

https://www.maratonaclubedeportugal.com/edp-maratona-de-lisboa/

A largada ocorre em Cascais, com chegada em Lisboa, na região da expo (Rossio dos Olivais). Os participantes atravessam a estrada Marginal, seguem o Rio Tejo até Lisboa, e terminam no Parque das Nações, no mesmo local da Mini e Meia-Maratona, que largam na Ponte Vasco da Gama, às 10h30, portanto em outro extremo da cidade.

Os últimos 8 km são comuns tanto aos 42 km quanto aos 21 km, com uma separação entre esquerda e direita, como ocorre na Meia e Maratona do Rio de Janeiro. Com transporte público é possível se locomover de Lisboa a Cascais (há informações e orientações no site oficial, sendo que os corredores não pagam pelo transporte).

A maratona não é plana, mas boa de correr, com muitas subidinhas e descidinhas. Também a temperatura pode ser alta em Lisboa no período da prova. Por outro lado, o visual é incrível.

 

MARATONA DE VENEZA (ITÁLIA)

www.huaweivenicemarathon.it/en/venicemarathon

O fato de estar em Veneza já é uma experiência única, com a cidade erguida sobre os canais. O que dizer, então, de percorrer uma maratona reconhecida mundialmente e com selo bronze da IAAF?

A partida é em Stra (pequena cidade distante cerca de 25 km a oeste de Veneza), no início da Riviera del Brenta, uma bela área próxima ao canal no qual os ricos e nobres venezianos construíram suas mansões de férias no século 18. A chegada é em pleno centro histórico de Veneza, no aterro chamado Riva Sette Martiri, em uma posição panorâmica.

A primeira parte do percurso, ao longo do Brenta Riviera, desenvolve-se em um rico ambiente histórico, cultural e paisagístico, caracterizado pelas residências com séculos de origem.

A maratona chega a Veneza através da Ponte da Liberdade (plana e reta ao longo de cerca de 4 km). Depois, os corredores cruzam o Grande Canal em uma ponte flutuante de quase 170 m construída especialmente para o dia dos 42 km. Então, a prova vai até a Praça de São Marcos (Piazza San Marcos) e outras construções históricas da cidade.

Em termos de altimetria, o percurso é plano e rápido. A dificuldade principal está entre os km 25 e 35, com 4 trechos de subidas com cerca de 100 m cada. No trecho final (os últimos 3 km) os maratonistas cruzam 14 pequenas pontes sobre os típicos canais de Veneza (as pontes contam com rampas de madeira encobrindo as escadas).

Lembrando, ainda, que no ano passado houve um adversário a mais: a maré alta causou alagamentos e os quilômetros finais foram percorridos com muita água, em alguns pontos na altura do joelho!!!

Para animar os participantes, há bandas musicais espalhadas pelo trajeto.

 

MARATONA DO PORTO (PORTUGAL)

www.maratonadoporto.com

Se o clima ajudar no dia,como costuma acontecer, além de visual e atrativos turísticos ao longo do trajeto, a Maratona do Porto é bem rápida, com poucas e curtas subidas, percorrendo a maior parte pelas margens do Rio Douro, incluindo as cidades de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia.

A largada e a chegada são no Parque da Cidade. Chama a atenção a grande participação de estrangeiros, notadamente franceses. No  final, os maratonistas ganham uma camiseta de algodão de manga comprida, para se aquecerem, o que é muito melhor do que as folhas de alumínio que algumas maratonas entregam, além de se poder usar depois. Também é oferecido um copo de cerveja, o que não chega a ser uma grande ideia, na medida em que se está muito cansado e o corpo acaba baqueando um pouco com o álcool.

A Expo Maratona será realizada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e, para além de ser o local de entrega dos números de peito e dos kits, conta com diversas atividades paralelas: conferências, uma pasta party e um concerto de fado, entre outros.

 

MARATONA DE ATENAS (GRÉCIA)

www.athensauthenticmarathon.gr

Arte e história estão reunidas na Maratona de Atenas, na Grécia, a “autêntica maratona”. Trata-se de uma viagem inesquecível.

O trajeto não é fácil, devido às constantes subidas e descidas, principalmente entre os km 12 e 30. No início, longos planos e no final, as descidas predominam. A prova começa na cidade de Maratona e tem a chegada no Estádio Olímpico Panathinaikon, em Atenas, que sediou os Jogos de 1896, ou seja, a primeira maratona da Era Moderna (um ano antes do início da Maratona de Boston, em 1897).

O site oficial é bem completo e traz todas as informações, além de vídeos e fotos.

 

MARATONA E MEIA DONOSTIA – SAN SEBASTIAN (ESPANHA)

http://www.zurichmaratondonostia.com

Localizada no País Basco, San Sebastian ou Donostia é uma das cidades costeiras mais atraentes da Espanha. A Playa de La Concha, em formato de meia-lua, além de ser o principal cartão-postal, integra a maior parte do percurso dos 42 km e também da meia-maratona, realizadas no mesmo dia.

Apesar do forte apelo turístico, o tempo-limite da maratona é de 5 horas, então, o nível técnico acaba sendo bem forte e exigente. Há marcadores de ritmo de 2h30, 2h45, 3h00, 3h15, 3h30, 3h45, 4h00, 4h30 e 5h00.

O trajeto é praticamente plano, com leves e pequenas ondulações (12,5 m de desnível, ou seja, nada). São duas voltas no percurso na maratona, com 18 postos de hidratação com água, além de isotônico, frutas e gel de carboidrato.

Em termos de turismo, uma atração é a quantidade de bares de San Sebastian, com as famosas opções dos tradicionais pintxos, petiscos variados, servidos em palitos normalmente. Cerveja e cidra fazem parte do complemento na hidratação.

Culturalmente, a cidade também é muito forte, recebendo em julho o Festival de Jazz e o mundialmente conhecido Festival Internacional de Cinema (www.sansebastianfestival.com) no mês de setembro.

No site oficial da prova há opções de diárias em hotéis, pensões e albergues, com benefícios aos corredores, como o check-out mais tarde no domingo.

 

MARATONA DE VALÊNCIA (ESPANHA)

https://www.valenciaciudaddelrunning.com/maraton/maraton/

A Maratona de Valência tem um percurso plano, com temperatura média entre 12 e 17°C, sendo, de acordo com a apresentação dos organizadores, perfeita para a quebra de marcas pessoais.

Tanto que na edição do ano passado foi registrado o tempo mais baixo na história nos 42 km em território espanhol: 2:04:31, obtido pelo etíope Leul Gebreselassie, além de 2:21:13 da também etíope Ashete Dido.

Um dos atrativos é a chegada, com a sensação de estar caminhando sobre as águas no Museu das Ciências Príncipe Felipe. Os atletas passam por uma plataforma de mais de 150 metros de comprimento com 8 de largura, em um dos momentos mais marcantes em uma maratona.

No site oficial é possível fazer um passeio virtual por todo o percurso, que inclui pontos turísticos de Valência, como o Jardim del Turia, o Mercado de Colon e o Palácio da Música.

Qual dessas “dobradinhas” você achou mais interessante? Vote na pesquisa que está aqui no site! Se tem interesse efetivo em participar, mande email para contato@novosite.contrarelogio.com.br . Muito provavelmente os editores Tomaz Lourenço e André Savazoni (com as esposas) seguirão para esses desafios, de grande apelo turístico.

Veja também

Leave a comment