Sem categoria admin 4 de outubro de 2010 (1) (192)

Condromalácia; dores no calcanhar; hérnia de disco

CONDROMALÁCIA
Após uma ressonância magnética, foi detectado condromalácia patelar nível 4 e em meus joelhos. Fui orientada por um médico a fazer cirurgia. pois disse que se encontrava no nível avançado e teria que passar 3 meses para me recuperar. Só que mesmo sendo uma cirurgia simples não gostaria de fazê-la. Favor me orientar o que devo fazer, pois a idéia de parar por 3 meses está me matando, principalmente porque tive excelente resultado na Meia da Disney (fui campeã na categoria de 45 a 49 anos).
Rosangela Maria Silva de Mendonça, Fortaleza, CE

Há uma máxima em medicina que diz: a clínica é soberana. Pois bem, acredito que você esteja muito bem em relação aos seus joelhos pois correu uma meia-maratona recentemente inclusive sagrando-se campeã em sua categoria. A condromalácia representa um desgaste da cartilagem entre seus ossos da patela e do fêmur, que é um tecido altamente especializado e que não se regenera com facilidade, portanto lesões condrais (de cartilagem) são graves. A cirurgia serve fundamentalmente para limpar a articulação e tentar reavivar os focos degenerados desta cartilagem através de microperfurações no osso que se localiza logo abaixo dela. A lesão pode lhe trazer transtornos maiores no futuro, por isso seu médico lhe recomendou a cirurgia agora, e durante o período de três meses você pode realizar atividades aeróbicas alternativas, sobretudo na água. Outra medida que pode lhe trazer algum alívio é o uso de substâncias condroprotetoras, como a glicosamina ou a condroitina, que têm mostrado bons resultados em muitos pacientes. Obtenha outras opiniões médicas sobre a cirurgia para tomar sua decisão.

DORES NO CALCANHAR
Corro há 4 anos, mas de 2 anos para cá passei a correr quase que somente em esteira, pois mudei para a zona rural e as estradas são muito ruins (pedras e lama). E somente há 6 meses passei a utilizar o tênis correto – tenho pronação severa no pé direito. Antes usava tênis de pisada neutra. Sofro de lesões nos tendões dos calcanhares. Tem semanas que um dói mais que o outro, tem mês que nenhum dói e assim vai. Como as dores não impedem, sigo correndo. Também tenho dores no pé direto (o pronado), mesmo após a adoção do tênis adequado. Como posso tratar esse quadro? Há algum exercício ou alongamento? RPG? Pilates?
Jaime Ventura, Gandu, BA

O movimento de pronação é natural ao pé humano e envolve a combinação de três movimentos simultâneos do tornozelo: dorsiflexão, abdução e eversão. O pé necessita dos movimentos tanto de pronação quanto de supinação para funcionar normalmente e atenuar as grandes cargas de peso que recebe a cada passada, distribuindo-as adequadamente por todo o aparelho músculo-esquelético. A recomendação é controlar os movimentos de prono-supinação e não eliminá-los por completo, fato que pode ocorrer com a utilização de tênis bem indicado. Acredito que apenas exercícios de força excêntrica possam lhe ajudar em relação às suas dores nos tendões de Aquiles, que nada mais são do que um processo de degeneração do tecido fibrótico que o compõe, denominado tendinose do tendão de Aquiles. Tal realidade também pode ser muito bem identificada por exame de imagem como o ultra-som ou a ressonância magnética. Os exercícios de alongamento das panturrilhas também costumam proporcionar algum alívio, mas RPG ou Pilates não estão indicados especificamente para este problema. Utilize uma calcanheira de silicone para diminuir a tensão sobre seus tendões.

HÉRNIA DE DISCO
Corro há 13 anos e sou assinante desta maravilhosa revista há algum tempo. No ano passado, depois de uma longa viagem de carro pelo Nordeste, comecei a sentir dores na coluna. Fiz ressonância e descobri uma hérnia de disco na L5 com S1. Realizei algumas seções de fisioterapia, tomei medicamentos até ficar sem dor. Então voltei a correr, só que com uma carga bem mais leve, mas mesmo assim meu rendimento caiu muito. Agora estou fazendo hidroginástica e gostaria de saber se posso continuar correndo ou não. Nunca mais senti dor, talvez porque agora me alongo muito e faço exercícios na piscina. Até quando a hérnia de disco pode me atrapalhar nas corridas?
Ailton Bomfim, Brasília, DF

Logicamente que não foi a viagem ao Nordeste que provocou o surgimento de sua hérnia, apesar de que longas viagens de carro podem agravar seu quadro pelo tempo excessivo que permanece na posição sentada. Você mesmo será a melhor pessoa para avaliar suas capacidades e limites da atividade física, pois ninguém melhor para perceber os períodos em que está melhor ou pior e a relação com a intensidade do exercício. Provavelmente você permanecerá com uma carga mais leve de esforço, sem se importar com seu rendimento, para que possa continuar correndo. Os exercícios na piscina e as séries de alongamento são muito bem indicados para a saúde da sua coluna, que apresenta uma lesão do disco intervertebral em seu último nível lombar, isto é, entre a quinta vértebra lombar e a primeira vértebra sacral, justamente o ponto mais frágil da coluna em termos biomecânicos. Avalie periodicamente seu quadro clínico (dor) e ajuste suas atividades conforme isto.

Veja também

One Comment on “Condromalácia; dores no calcanhar; hérnia de disco

  1. Tenho uma dor muito for no calcanhar direito mas a dor so aparece quando eu fico parado por 5 minutos e quando eu acordo pela manhã, quando piso dói muito mas eu coloco um creme na sola dos pés e dou uma massagem por 1 minuto a dor some. O que eu faço?

Leave a comment