Continuando a série de postagens sobre treinadores de corrida e suas novas rotinas junto aos seus orientandos, neste período de pandemia mundial, apresentamos depoimento do personal trainer e nutricionista Tiago Matiello.
A importância de se manter ativo
“Quando falamos em saúde, uma das grandes buscas das pessoas se dá em manter o sistema imunológico sempre elevado, dificultando assim a proliferação dos agentes causadores de doenças, assim como a rápida recuperação em caso de infecção. Sabemos que um grande aliado na manutenção de níveis elevados do sistema imunológico é a prática regular e moderada de exercícios físicos, atividade esta ainda pouco praticada pela população brasileira.
Um dos desafios para treinadores e alunos nesta época de quarentena tem sido a adaptação dos treinos e das condições para a realização deles, além da motivação, uma vez que todas as provas foram canceladas no Brasil e no mundo.
Os treinos de fortalecimento foram adaptados para prática nas residências, muitas vezes utilizando materiais alternativos presentes no dia-dia para gerarem resistência, outras vezes utilizando borrachas e elásticos e também o peso do próprio corpo. Um bom momento para trabalhar lesões e pontos mais frágeis que eram deixados de lado em fase de treino (voltados para as provas). Tempo também de trabalhar a flexibilidade e mobilidade, muitas vezes relaxadas em detrimento da performance (não que sejam opostas, muito pelo contrário).
Nesta fase de quarentena tenho realizado as aulas com meus alunos através de vídeo conferência onde consigo demonstrar o exercício, acompanhar a execução, (corrigindo quando necessário) e algumas vezes realizando junto com o aluno para incentivá-lo.
Alguns exercícios que considero básicos são:
– Agachamentos e avanços (respeitando sempre o limite de cada aluno);
– Exercícios para o CORE (abdominais e pranchas);
– Exercícios para os dorsais (puxadas e remadas), uma vez que cada dia mais adotamos posturas frontais (uso excessivo de computador, celular).
O que acabou me surpreendendo nesta quarentena foi a participação dos alunos, mesmo com as dificuldades acima citadas, acredito pelos benefícios gerados pela prática da atividade física (liberação de hormônios de aumentam a sensação de bem estar, concentração, humor e memória), melhoria do sono, redução do estresse, entre outros), além da melhoria e aumento do sistema imunológico.
Uma das preocupações que existe, neste momento principalmente, é com os exercícios de alta e altíssima intensidade, uma vez que estes exercícios (fundamentais para melhoria da performance) são responsáveis pela redução do sistema imunológico e atualmente, com certeza, não é uma boa opção.
Neste momento de muita privação, muitas pessoas acabam buscando nos alimentos e bebidas uma fuga para melhorar esta questão emocional, por vezes abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas (que são alimentos que geram sensação de bem-estar e por vezes até uma espécie de anestesia, no caso do álcool). Apesar de gerarem essa sensação agradável, sabemos que, além de ser uma coisa passageira, ela gera consequências para nossa saúde geral além de quilos a mais na balança.
Uma dica geral é o consumo de muitas frutas e legumes, grãos de preferência sempre integrais (aumentando o consumo de fibras), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha) e alguma fonte de proteína (para quem busca uma dieta vegetariana ou vegana, sugiro uma consulta com um nutricionista especializado nesta parte para uma dieta completa).
Vivemos um momento novo e complicado em nossas vidas; a prática regular e moderada de atividades físicas associada a uma alimentação equilibrada com certeza ajudam e muito a levarmos dias menos estressantes, com melhor humor e com uma sensação de bem estar elevado, além é claro de manter o nível elevado de nosso sistema imunológico (o que vem sendo demonstrado de grande efetividade no não contágio e/ou mais rápida recuperação em relação ao Covid-19).”
Tiago Matiello, personal trainer e nutricionista, mora na capital paulista, mas está isolado em São Bento do Sapucaí, junto com a mulher Naia, o filho Enzo e os cachorros Yuki e Mona, recém adotada. Na foto (antiga), parte da equipe Move, comandada por Tiago (segundo da esq. pra dir.). Contatos pelo e-mail teagovm@hotmail.com