20 de setembro de 2024

Contato

Performance e Saúde admin 10 de novembro de 2014 (0) (96)

Como ganhar resistência para provas de 10 km

Após os treinos de base no começo do ano, o corredor deverá encontrar-se em um estado de treinamento que favoreça a aplicação de cargas de maior intensidade e que sejam específicas para a prova em que pretenda buscar novas marcas pessoais. Se na etapa de base dele foi solicitado o desenvolvimento da condição orgânica geral, agora é o momento da preparação específica mais profunda.
Para isso, o corredor deverá aperfeiçoar a resistência de competição, ou seja, aquela condição física, técnica, tática e psicológica específica que é exigida por uma determinada distância competitiva. Cada uma exige dos corredores diferentes níveis de solicitação de sua capacidade orgânica e forma atlética (de velocidade, força, resistência), disso decorrendo as especializações em 5-10 km, 21-42 km, 100 km, etc.
Para aprimorar a resistência de competição, os treinos devem reproduzir as condições similares da disputa, principalmente em relação aos aspectos fisiológicos e biomecânicos, além de prever uma maior variedade de ritmos, duração e intervalos de recuperação dos exercícios que serão utilizados durante uma mesma sessão de treinamento. Também devem-se variar e dificultar as tarefas de treinamento para que o corredor não se acomode, mas sim busque sempre se superar.
Pensando nos que gostam de fazer provas de 10 km, elaboramos uma proposta de treinamento que atende às características de um treino específico para esta distância, visando aos corredores mais experientes e determinados na busca de novos recordes pessoais. Trata-se de um planejamento que irá exigir do corredor uma maior dedicação, pois as solicitações irão gerar maiores desgastes físicos e psicológicos.
Dessa forma, o modelo de planilha proposto (planilha 1) tem como objetivo levar o corredor ao melhor de sua condição atlética, para que ele alcance um resultado competitivo que o eleve a um novo patamar esportivo. Nunca se esquecendo de que esse corredor já finalizou, com sucesso, a etapa de preparação de base e encontra-se em perfeito estado de saúde para enfrentar os próximos desafios do treinamento.
Nesta etapa da preparação, os corredores de mesmo nível técnico podem e devem treinar juntos, pois este é o momento em que eles estarão se auxiliando mutuamente para estimular a competitividade. É a hora de entregar-se ao treinamento, dedicar-se com afinco para desenvolver todo o potencial atlético que será exibido durante as competições.
Esta planilha pode ser realizada entre 4-5 semanas antes da última semana que antecede a competição principal. Na semana da disputa, o corredor deverá seguir a planilha 2, guardando energias para a prova.
A resistência de competição é o último estágio da preparação para as disputas atléticas. O corredor bem preparado, portanto, estará apto a responder tanto em relação às variações quanto a manutenção do ritmo durante uma competição; estará preparado tanto para sustentar uma saída forte como para uma chegada empolgante que definirá o resultado da prova.

Veja também

Leave a comment