FRUTAS CÍTRICAS, COMO TANGERINA, LARANJA, ABACAXI, KIWI, MORANGO. Estas frutas contém vitamina C que melhora a função do sistema imune. Sempre prefira o alimento ao suplemento já que frutas fornecem também água, outras vitaminas e minerais, fitoquímicos e fibras, ou seja, o benefício trazido é muito maior. Você também pode fazer sucos destas frutas batidas com um pouquinho de proteína, pois esta também é fundamental para o combate às infecções. Uma estratégia é colocar uma ou duas colheres de sopa de quinua em flocos na fruta ou suco.
PIMENTAS AJUDAM TEMPORARIAMENTE O COMBATE À SINUSITE POR DILATAR PEQUENOS VASOS. Você pode utilizar as diversas pimentas em sopas, sanduíches, tempero de carnes ou de outros pratos. Algumas pessoas apresentam lacrimejamento e coriza após o consumo das pimentas mas quando se está congestionado estes sintomas são interessantes pois tornam a respiração mais fácil por alguns instantes.
IOGURTE. Este alimento possui culturas ativas como lactobacillus acidófilus. Estas bactérias estimulam a função imune na região intestinal e isto se reflete de forma benéfica em todo o organismo. Se você não gosta, não pode ou não tolera iogurte converse com o seu nutricionista sobre o uso de probióticos (bactérias boas) na forma de cápsulas.
LÍQUIDOS QUENTES, COMO CHÁS: Além da sensação gostosa de algo quentinho na garganta e do aquecimento do corpo, líquidos quentes diminuem temporariamente o muco na garganta, fazendo-o respirar melhor. Mesmo com frio, não esqueça de beber água, pois a hidratação é importante para o combate às infecções e para o afinamento do muco.
Romã, maracujá e gengibre. O suco das folhas e sementes de romã tem efeito antiinflamatório. O mesmo se dá com a polpa branca do maracujá. Você pode fazer um chá de maracujá, lavando a casca, cortando ao meio e colocando na água fervente, com casca e sementes. Quando estiver fazendo espuma adicione gengibre ralado, coe tudo e tome ainda quente. É uma delícia.
CÚRCUMA (AÇAFRÃO DA TERRA). Tem um efeito antiinflamatório. Use nas preparações salgadas, ao final do cozimento.
CANJA DE GALINHA. Esta receita da vovó tão utilizada para tratar os netinhos doentes é muito interessante se você utilizar bastante alho e cebola. Estes temperos diminuem a congestão e o muco e também tem função antiinflamatória, antibiótica e antioxidante.
ATIVIDADE FÍSICA MODERADA. Quando se está doente não se deve abusar da atividade física, pois a mesma pode impactar negativamente o sistema imune, fazendo-o ter piora dos sintomas, já que o exercício aeróbico intenso aumenta a beta endorfina e o cortisol. Para diminuir o dano, a quebra muscular e a oxidação pós exercício, pode-se utilizar alimentos como açaí, abacate, peixes e azeite.
SEM ESTRESSE. O combate ao estresse no dia-a-dia é uma das estratégias mais difíceis, porém das mais eficientes para combater doenças, fortalecer o sistema imune e até para o emagrecimento.