Com o recorde de 27.500 inscritos de 41 países, segundo dados divulgados pela organização, a 89ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre fecha o ano esportivo nacional amanhã. Os melhores nomes do esporte no País e destaques do exterior brigam pelo primeiro lugar na prova, que terá transmissão ao vivo pela TV Gazeta e pela Rede Globo a partir das 9h. A largada para os 15 km será na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, com a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900.
Mas a corrida começa mais cedo. A primeira largada, para cadeirantes, será às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino sai às 8h40. Depois, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.
A relação de nações presentes tem Brasil, Quênia, Uganda, Tanzânia, Marrocos, Etiópia, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Suíça, Colômbia, Japão, México, Peru, Chile, Franca, Bélgica, Espanha, Albânia, Canadá, Gana, Holanda, Itália, África do Sul, Áustria, Barbados, Bolívia, Bósnia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Inglaterra, Israel, Luxemburgo, Martinica, Paraguai, Portugal, Romênia, Suécia, Uruguai e Venezuela.
A principal esperança de vitória masculina é Giovani dos Santos. Desde o quarto lugar obtido em 2012, ele vem colecionando bons resultados. Venceu a Meia-Maratona de São Paulo, a Corrida Eu Atleta 10k Rio e foi bicampeão na Volta Internacional da Pampulha, além de um quarto lugar na Meia Internacional do Rio de Janeiro. “O objetivo é fazer uma boa prova. Estou concentrado e trabalhando muito para atingir esse objetivo. Os últimos resultados dão confiança para seguir em frente, sempre com o apoio da equipe e da família”, disse o corredor.
No masculino, além de Giovani, o Brasil ainda contará com Ivanildo dos Anjos; Gilmar Lopes; Edmilson Santana; Giomar Pereira da Silva; Damião Ancelmo de Souza e Ubiratan dos Santos, entre outros.
Entre as mulheres, estão confirmadas Tatiele Roberta de Carvalho, melhor brasileira no ano passado com o sexto lugar; Sueli Silva; Roselaine Silva; Marizete Moreira dos Santos; Cruz Nonata e Marily dos Santos.