A 22ª edição da Maratona Internacional de São Paulo será a atração deste final de semana na Capital Paulista. Além dos 42 km, haverá mais três distâncias: 15 milhas (24.140 metros) e 5 milhas (8.046 metros), e uma caminhada de 2 milhas (3.211 metros). A expectativa é de muito calor e a organização pede que os participantes fiquem atentos à hidratação. Serão 20 postos de água, dois de água de coco, 1 de isotônico, 1 de gel e 1 de batata na maratona.
O cronograma oficial é o seguinte: 6h50 – largada da elite feminina; 7h15 – cadeirantes; 7h30 – elite masculina, pelotão premium, atleta com deficiência e geral. As largadas e chegadas serão na Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”, conforme percursos detalhados e divulgados no site oficial do evento, www.maratonadesaopaulo.com.br. Somente a prova de 15 milhas terá local distinto para chegada, marcada para a Avenida Escola Politécnica ao lado da USP. Os atletas desta categoria contarão com ônibus gratuito de retorno ao Ibirapuera.
A programação oficial prevê para este sábado o último dia da Expo Atleta Maratona de São Paulo e da retirada de kit, juntamente com o chip, no Ginásio Mauro Pinheiro situado na Rua Abílio Soares, 1300 – São Paulo. O período será das 9h às 17h. Não haverá entrega de kits no dia da prova, nem mesmo após ela.
Com oito títulos no masculino e 12 no feminino, o Brasil quer voltar a vencer. No masculino, além de Giovani dos Santos, um dos melhores fundistas do país (ele será o “coelho” da prova, correndo até o km 30); estarão o vice do ano passado, Vagner Noronha, e o quarto colocado, Giomar Pereira da Silva. Destaque também para nomes como Gilmar Silvestre Lopes, José Marcio Leão, Gilberto Silvestre Lopes, entre outros.
Entre as mulheres, as atrações são a bicampeã Marizete Moreira, vencedora em 2009 e 2010, e quinta colocada no ano passado; Conceição de Carvalho Oliveira, vencedora do Ranking Caixa em 2015; Maria Zeferina Baldaia, também bicampeã da Maratona de São Paulo e campeã da Corrida Internacional de São Silvestre.
Dono de 18 títulos, sendo 12 no masculino e seis no feminino, o Quênia tem sido umas das forças na Maratona Internacional de São Paulo, e, para esta edição, terá seis atletas competindo pela vitória. No masculino, as atrações serão Paulo Kimutai, vice-campeão da Volta Internacional da Pampulha no ano passado; Dickson Cheruiyot, terceiro na Volta Internacional da Pampulha no anos passado, além de um excelente sexto lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, e Robert Kipchumba, que fez 2:08:07 na Maratona de Xiamen.
No feminino, os destaques também não faltarão. São eles Carolyne Komen, atual campeã da Maratona de São Paulo; Jane Seurey, vice na Maratona Internacional de São Paulo 2014 e terceira no ano passado; e Alice Kibor, campeã neste ano da Maratona Kilimanjaro, na Tanzânia, vice-campeã na Maratona de Berlim em 2014 e terceira na mesma prova em 2013
Infraestrutura – No dia da corrida, um staff de cerca de 2.000 pessoas estará trabalhando para que os corredores tenham todo a tranquilidade e segurança incluindo uma infraestrutura completa com mais várias tendas de apoio, música no percurso, 3 mil grades, 400 mil copos de água, 50 mil garrafas de água de coco e isotônicos, 300 sanitários, 45 ônibus de traslados, bem como guarda-volumes, posto médico entre outros. A organização pede que os participantes estejam atentos ao calor, que promete ser muito forte no domingo.
Ao longo do percurso, 21 postos de apoio serão montados, com água, apoio médico e sanitários, mais dois postos com água de coco (uma das novidades deste ano), um posto com isotônico, um posto com gel e um com batata cozida, totalizando 25 postos no percurso.
Cerca de 200 profissionais da área médica estarão envolvidos no evento, que contará com 25 ambulâncias UTIs oferecendo o suporte necessário. Ao final do evento, os participantes ainda receberão o lanche pós prova que inclui frutas, barras de cereais entre outros, terão água e água de coco, além da retirada da medalha de participação.