A São Silvestre deste ano não conta com qualquer atleta da elite internacional, diferentemente de anos anteriores, o que amplia o equilíbrio na disputa. O grupo de estrangeiros é formado pelos africanos que competem normalmente no país. Do lado brasileiro, os nomes de mais destaque – Marilson Gomes dos Santos, Franck Caldeira e Adriana Aparecida da Silva – também estão fora da corrida.
No masculino, a última vitória brasileira foi em 2010, com o tricampeonato de Marilson. Já entre as mulheres, Lucélia Peres venceu em 2006. A principal aposta neste ano é Giovani dos Santos, vencedor da Volta da Pampulha e 14º colocado no Mundial de Meia-Maratona da Bulgária. Paulo Roberto de Almeida Paula, oitavo colocado em Londres e segundo maratonista brasileiro do momento, também está previsto na prova.
Outros nomes são Damião Ancelmo de Souza, Giomar Pereira da Silva, José Márcio Leão da Silva, Gilmar Lopes e Rafael Santos de Novais. No lado das mulheres, as candidatas ao pódio são Sueli Pereira da Silva, Marily dos Santos e Roselaine de Sousa Silva, entre outras.
A legião estrangeira tem 11 atletas no masculino e sete no feminino, a maioria do Quênia, Etiópia, Tanzânia e Marrocos. Os quenianos favoritos são Mark Korir, Stanley Koech e Joseph Aperumoi, além do etíope Belete Terefe e do tanzaniano Alphonse Simbu. Entre as mulheres, as quenianas Rumokol Chepkanan, Nancy Kipron e Maurine Kipchumba despontam como principais candidatas à vitória, ao lado das tanzanianas Jackline Sakilu e Anastazia Ghamaa e da etíope Fekede Almaz Negede.
Neste ano, pela primeira vez, a São Silvestre terá largada pela manhã (às 9h para o geral), novamente com chegada na Avenida Paulista, diante do prédio da Fundação Cásper Líbero.
CONTRA-RELÓGIO – A entrega dos kits prossegue neste sábado (dia 29), das 9h às 19h, e no domingo (dia 30), das 9h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), na Rua Manoel da Nóbrega, 1.361. A Contra-Relógio estará presente nos três dias em seu estande, com promoção de assinaturas e venda da edição de dezembro, que traz junto o Calendário Asics-CR 2013. Quem assinar/renovar ou já for assinante da revista, terá 40% de desconto na compra de tênis da Spira – a marca também estará com um estande ao lado do da CR.
No primeiro dia, nesta sexta-feira (28), muitos corredores reclamaram das longas e demoradas filas. Houve relatos de pessoas que ficaram mais de 2 horas para retirar o kit. A expectativa é de que tenha mais agilidade no final de semana.