Notícias André Savazoni 4 de janeiro de 2016 (0) (145)

Com 22 mil vagas, Tribuna 10 Km terá inscrições a partir de 17 de março

170515 10kmNS72Em sua 31ª edição consecutiva, os 10 Km Tribuna FM-Unilus terão novo recorde garantido. A prova está confirmada para o dia 15 de maio, pelas ruas de Santos, agora com 22 mil atletas participando, mil a mais que na disputa passada. As inscrições serão abertas no dia 17 de março, pelo site da Triesportes, o www.triesportes.com.br. Outra importante corrida confirmada é a 13ª Meia-Maratona da Praia Grande, no dia 18 de setembro. As inscrições serão abertas no dia 5 de julho, também pelo site da Triesportes.

“A ideia é sempre crescer com planejamento. Tivemos muita gente de fora, estudamos a viabilidade de aumentar e decidimos por mais mil inscritos”, afirma o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, acreditando em novo sucesso da Tribuna 10 km, tanto de público quanto de nível técnico, estimulado por um dos grandes atrativos, o percurso, totalmente plano, ao nível do mar, em vias largas e com poucas curvas, propício a recordes.

Pelo sexto ano, a maior corrida de rua do País na distância terá o patrocínio master do Centro Universitário Lusíada (Unilus), renomada instituição de ensino, que completa 50 anos em 2016. “É uma parceria que deu certo e que deve continuar por muito tempo, pois eles acreditam e investem na qualidade de vida, na saúde”, complementa Santini.

Dos 60 títulos (30 no masculino e 30 no feminino), 23 foram de estrangeiros, 16 deles com quenianos, que sempre garantiram vitórias nos últimos nove anos. Atualmente, os recordes são de dois quenianos, Edwin Kipsang Rotich, com 27:45, em 2013; e de Paskalia Kipkoech, com incríveis 30:57s, em 2012.

Nos 30 anos de história dos 10 km da Tribuna, os principais nomes do atletismo brasileiro se destacaram na prova. Luiz Antonio dos Santos foi o primeiro destaque nacional a vencer, em 1994. Nos dois anos seguintes, foi a vez de Ronaldo da Costa ser o melhor e, em 1997, Vanderlei Cordeiro de Lima foi o primeiro lugar, com direito a seu famoso “aviãozinho”, estabelecendo um recorde de 28:01, que durou por 14 anos, até que Marilson Gomes dos Santos superasse a marca. Entre as mulheres, Ednalva Lauriano, a Pretinha, é a maior vencedora, com quatro títulos.

Veja também

Leave a comment