Jonah Kipkemoi foi contratado para ser um dos “coelhos”, ou seja, marcador de ritmo da Maratona de Barcelona, na Espanha, disputada neste domingo (dia 12). Porém, acabou deixando todos os adversários para trás e venceu a prova em 2:08:57.
A situação pode até ser inusitada, mas está longe de ser inédita. Em alguns casos, os “coelhos” nem correm com chip, ou seja, não estão devidamente inscritos na prova. Em outros, têm a numeração da prova e a inscrição normal, ou seja, são passíveis de confirmar o resultado. Foi o que ocorreu com o queniano.
Para quem não se recorda, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima viveu uma situação idêntica ao ganhar a Maratona de Reims, na França, em 1994, quando era o “coelho” da competição.
“Estou muito feliz por vencer aqui em Barcelona, na primeira maratona da minha vida. Eu não esperava realmente. Tinha sido contratado como coelho, porém, no km 35 percebia que estava sem rivais e com forças para manter o ritmo até o final”, afirmou o estreante, que tem uma má formação no braço direito e competiu nas Paralimpíadas de Londres, em provas de meio fundo em pista.
O pódio no masculino foi todo do Quênia, com Jacob Cheshari Kirui (2:09:24) e Justus Kiprotich (2:11:38).
No feminino, a etíope Helen Bekele bateu o recorde do percurso com o excelente tempo de 2:25:04. “Foi uma corrida perfeita para mim”, comemorou a corredora, que teve a companhia no pódio das compatriotas Tsegaye Melesch (2:26:44) e Robi Abearash Fayesa (02:27:04).
Pelo segundo ano seguido, a Maratona de Barcelona superou a marca dos 20 mil inscritos (foram 20.127), sendo 16.350 concluintes (65 brasileiros, em um número que vem crescendo anualmente).
O percurso, apesar de bastante sobe e desce (sempre com pouca inclinação) é rápido e muito bonito, passando por diversos pontos turísticos, como o Camp Nou (estádio do Barcelona), La Pedrera, Igreja da Sagrada Família, Fórum, Arco do Triunfo e Monumento a Cristóvão Colombo.
A edição de 2018 da Maratona de Barcelona ocorrerá no dia 11 de março e as inscrições estão abertas (61,50 euros até 10.000 inscritos). Mais informações em www.zurichmaratobarcelona.es.