Notícias André Savazoni 28 de março de 2017 (0) (183)

Circuito Run Cities recebe certificação da AIMS e da IAAF

As três provas do Circuito Run Cities (São Paulo City Marathon, Rio City Half Marathon e BSB City Half Marathon) receberam a certificação das duas principais instituições reguladoras de corridas de rua: a Association of International Marathons and Distance Races (AIMS) e a Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A informação foi disponibilizada hoje (dia 28) pela Iguana, organizadora do evento.

“Para conseguir essas chancelas, os eventos devem respeitar uma série de critérios técnicos que garantem excelente organização aos corredores de elite e amadores”,  explica Paulo Carelli, COO da Iguana Sports e diretor de provas do Run Cities.

Além de integrar o calendário internacional de corridas de longas distância, as provas do Run Cities passam a ter seus resultados válidos para recordes ou  índice para competições que exigem comprovação de tempo, como a Maratona de Boston, campeonatos continentais, mundiais e Olimpíadas.

“Com isso, nossos eventos vão atrair cada vez mais atletas de alto nível”, afirma Carelli. “Outra coisa importante é que a AIMS reúne frequentemente os diretores das provas certificadas por ela. Nesses encontros, podemos trocar experiências com os organizadores das principais maratonas do mundo e trazer para o Brasil o que há de melhor nessas competições.”

Confira os principais critérios técnicos que uma corrida precisa respeitar para receber a chancela da AIMS e da IAAF:

– Percurso certificado por um aferidor categoria A ou B da IAAF. “Essa medição deve ser refeita a cada cinco anos ou quando houver qualquer alteração de trajeto, para garantir que a distância da prova seja sempre precisa”, explica Paulo Carelli.

– Sinalização perfeita do percurso – com placas de orientação do trajeto ou blue line – e marcação de distância a cada quilômetro.

– Postos de água a, pelo menos, cada 5 km (ou 2,5 km em provas com calor extremo), com uma mesa de hidratação exclusiva para a elite. A AIMS também recomenda que as provas ofereçam isotônicos.

– Pontos de cronometragem a cada 5 km e presença de árbitros de atletismos para homologar o resultado da competição.

– Centros médicos na largada e na chegada, além de postos de atendimento e ambulâncias ao longo do percurso.

– Banheiros na largada, chegada e no trajeto da corrida.

– Controle antidoping para os atletas de elite.

CALENDÁRIO – A Rio City Half Marathon será a primeira prova do circuito neste ano. A corrida no Rio de Janeiro está marcada para o dia 09 de abril, com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada em São Conrado.

A SP City Marathon vai ser realizada em 30 de julho, com percursos de 42,195 km e 21,097 km.

Em 12 de novembro, é a vez do Distrito Federal receber a BSB City Half Marathon.

Todas as corridas do Run Cities estão com inscrições abertas. Mais informações em www.runcities.com.br.

Veja também

Leave a comment