A cidade de Vitória foi palco, neste domingo (08/12), da última etapa do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024, a mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. Sob um céu ensolarado e um calor típico do Espírito Santo, os participantes completaram o percurso de 5 km e 10 km.
No pelotão de Elite, Valério de Souza Fabiano, atleta de Vila Velha, garantiu sua segunda vitória no Circuito CAIXA, com o tempo de 34:12. O segundo colocado foi Rafael Tobias Rodrigues de Oliveira, com 34:16, seguido de Jonilson Pinto Prates, em terceiro, com 35:08.
“Eu corri em 2018, em Brasília, e também venci. Sou acostumado a treinar muito cedo, às 5h30, e senti o calor. Mas consegui abrir a partir do quilômetro três e mantive. Quero parabenizar a CAIXA, o único banco que realmente apoia o atletismo brasileiro”, afirmou Valério.
Entre as mulheres, Mirlene da Silva dos Santos, de Nova Friburgo (RJ), dominou a prova cruzando a linha de chegada em 40:23. Priscila Machado Moraes ficou com o segundo lugar, com 43:59.
“Foi minha primeira vez no Circuito CAIXA e a organização está de parabéns. Correr em Vitória nunca é fácil. Aqui faz muito calor e tem muito vento, mas Deus me abençoou e consegui a vitória”, declarou a campeã.
Entre os participantes, destaque para o governador Renato Casagrande, que integrou o pelotão de amadores e concluiu os 5 km da prova.
O medalhista olímpico José Carlos Moreira, conhecido como Codó, foi o padrinho do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em Vitória. O ex-velocista esteve na capital do Espírito Santo e interagiu com o público tanto na entrega dos kits como nas atividades deste domingo, na arena montada na Praça do Papa.
“O projeto CAIXA tem incentivado o esporte e especialmente o atletismo. A CAIXA tem uma importância enorme na vida dos atletas do Brasil e foi um prazer participar em Vitória”, afirmou Codó, que também correu a prova dos 100m rasos.
Codó esteve ao lado de Bruno Lins, Vicente Lenilson e Sandro Viana na campanha que culminou na conquista da medalha de bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
O evento também marcou o retorno do Pegada do Bem, ação social criada há 10 anos pela HT Sports para arrecadar tênis de corrida. Desde julho, a iniciativa já arrecadou mais de 3 mil pares, beneficiando a ONG Força das Comunidades, de Porto Alegre.
Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA retomou em 2024 sua trajetória após um hiato devido à pandemia, com 11 etapas realizadas em diferentes cidades, de julho a dezembro. O evento passou por cidades como Brasília, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e outras, abrangendo todas as regiões do Brasil.