Sou um cinquentão num corpinho de 35!
Sim, tenho 35 anos, mas semana passada eu atingi uma marca importante, 50 corridas de rua no currículo. Pouco para uns, muito para outros, na medida exata para mim (aliás, como a corrida deve ser para nós amadores, um esporte onde onde comparamos nossos feitos com nós mesmos e mais ninguém).
Apesar de já correr há quase 15 anos, nunca fui de participar de muitas provas… Até porque há 15 anos atrás não existia essa quantidade e abundância de provas que existe hoje. E apenas nos 2 últimos anos retomei de forma mais intensa meus treinamentos e aumentei meu volume de participação em provas.
Analisando as 50 corridas que já corri, foram: 4 Maratonas, 10 Meias, 14 de 10k, 6 de 5k e 16 provas de distâncias menos convencionais. Corri um total de 671 km em provas, o equivalente a ir do Rio de Janeiro atééééé….. Ribeirão Preto (SP). Ok, não é tão longe quanto imaginei que fosse, um dia quem sabe eu chego no Oiapoque ou no Chuí.
Um detalhe importante (pelo menos para mim): infelizmente não tenho 50 medalhas, porque 2 provas em que participei não davam medalhas (meu lado Muttley* me obrigou a fazer esse comentário…)
Agora falando sério, para mim o legal da corrida é poder desfrutar dos seus benefícios no longo prazo. Não adianta sair correndo que nem um louco por 1, 2 anos e depois ficar quebrado ou começar a ter problemas recorrentes em alguma parte do corpo. Sou a favor de usar a corrida com moderação, nunca tive nenhum problema físico por excesso de treino, sempre corri quilometragens baixas, mesmo treinando para maratonas. Posso não correr tão rápido quanto poderia se treinasse mais, mas acho que de alguma forma correr menos me protege de lesões e me permite correr por mais anos.
Sim, sou um cinquentão, com muito orgulho. Mas estou apenas começando, logo logo viro um CENTENÁRIO!
Contatos:
* Muttley é aquele cachorro da Corrida Maluca que era fanático por medalhas.