Chega um momento em que precisamos ganhar mais velocidade

Faz três anos que treino especificamente para maratonas. Comecei dia 4 de janeiro de 2010, quando me programei em dezembro de 2009 para fazer a Maratona de São Paulo. Como muitos leitores, escolhi uma planilha na Contra-Relógio (nem trabalhava na revista na época) e me preparei. Segui 100% à risca.

Depois, treinei para algumas meias e, a convite de amigos, fui para a Maratona de Curitiba, em novembro. De 2011 a 2012, aí, a brincadeira ficou mais séria e tive acompanhamento de treinador, focando sempre os 42 km.

O mesmo vale para 2013, agora que estou treinando com o Marcelo Camargo, de Belo Horizonte. As metas são Boston e Nova York. Até gostaria de correr mais uma, no Brasil, mas já fiz a Disney este ano… quatro maratonas no asfalto, seria demais pelo ritmo que pretendo correr… o negócio é treinar. Ah, e como vou voltar para a Disney em janeiro de 2014 para “patetar” de novo…

Falando em treinamento, nesses três anos, ganhei muita resistência. Tive a comprovação disso no Desafio do Pateta, ao fazer 10 km na sexta-feira, 21 km no sábado e os 42 km no domingo. A perna aguentou com louvor. Bem mais do que imaginei.

Lembro de matérias na Contra-Relógio com o pessoal do Pinheiros, com outros corredores, como o Pedro Cerize, de São Paulo. Chega um momento em que precisamos ganhar mais velocidade. Correndo mais forte, você irá se esforçar durante menos tempo e, consequentemente, baixar seu tempo em provas longas. Perfeito na teoria. Sofrido na prática. Estou no momento de comprovar isso.

Na nova metodologia da parceria com o Marcelo, tem sido dois treinos de qualidade por semana. Na terça, foram 15×400 m e hoje, 8×800 m. Ambos com um sol daqueles na cabeça. Na segunda que vem, 15×500 m. Não há mais rodagens. Praticamente todo treino, é com a “faca na caveira”. E sabem de uma coisa, estou gostando. E muito. A perna pesa, hoje, foi um dia desses, devido principalmente ao calor e ao trabalho até de madrugada. Mas como o pulmão sobra, o negócio é fazer força que dá tudo certinho.