12 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

Campeão olímpico de triathlon impressiona na Maratona de Valência e registra o segundo tempo mais rápido da história britânica

Alex Yee não é um maratonista convencional. Campeão olímpico do triathlon, ele decidiu dar um “mini-sabático” da modalidade em 2025 para experimentar a maratona. O resultado? Em poucas meses, Yee saiu de uma estreia difícil em Londres para se tornar o segundo britânico mais rápido da história em Valência, atrás apenas de Mo Farah.

Depois de estrear na distância em abril na Maratona de Londres  com 2h11min08,  uma prova marcada por semanas de treino comprometidas por doença, ele sabia que tinha mais a entregar. Londres, apesar do sofrimento, tinha sido “uma das melhores experiências da sua vida”, e ele deixou a prova com a sensação de que, com uma preparação sólida, um resultado especial poderia vir.

Nesse domingo (07/12), em Valência, em apenas sua segunda maratona, o britânico de 27 anos fez 2h06min38, tempo que o coloca atrás apenas de Mo Farah (com 2h05min11 em Chicago 2018) no ranking histórico do Reino Unido.

A diferença entre Londres e Valência não foi só o relógio. Foi o controle. Yee correu com splits milimétricos (15min05 nos 5 km,
30min08 nos 10 km e 1h03min32 na meia), fazendo um Split negativo de 1h03min06 na segunda metade.

A preparação feita ao lado de Emile Cairess e Phil Sesemann, nomes do primeiro escalão britânico da maratona, deu a Yee o volume e a confiança que faltaram antes de Londres. E ele confirmou isso assim que cruzou a linha.

Não deixa de ser impressionante que alguém que divide o tempo entre treinos de natação, ciclismo e corrida possa correr 42 km tão rápido. E mais impressionante ainda é que isso tenha acontecido tão cedo: foi apenas sua segunda tentativa na distância.

O futuro? Apesar da especulação inevitável, Yee já avisou que o foco volta ao triathlon em 2026, quando defenderá o título olímpico em Los Angeles.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.