Os gêmeos Gilmar e Gilberto Silvestre Lopes fizeram o mesmo tempo na abertura do Circuito de Corridas da Caixa, domingo, em Goiânia. Gilmar venceu no sprint final por menos de um metro (foto) e igualou o recorde da prova goiana, com 29:54 nos 10 km. No feminino, domínio das quenianas Maurine Jelagat Kipchumba e Tecla Chebet. A melhor brasileira foi Roselaine de Souza Silva, terceira colocada.
Após a chegada apertada, Gilmar deitou no asfalto, cansado, mas feliz pela vitória e também porque achava que havia batido o recorde da prova em Goiânia, que era de Giomar Pereira da Silva desde 2009.
O recorde tinha prêmio adicional de R$ 1.500,00. Quando soube que sua marca era idêntica, ficou muito bravo. “Não acredito que perdi o recorde por um segundo. Não é possível. É verdade?”, indagava, sem se conformar. “Corri sem relógio, mas achei que tinha feito o recorde, mesmo sentido um pouco de cansaço nos últimos mil metros”, explicou o atleta da equipe Pé de Vento, de apenas de 22 anos.
No feminino, as quenianas assumiram a ponta a partir do km 3, com Maurine definindo a vitória com 35:40, 21 segundos na frente da compatriota. “Já tinha corrido em Goiânia e gosto do percurso. Hoje a temperatura e umidade estavam favoráveis e não tive problemas para forçar no km 9 para vencer”, disse Maurine, de 24 anos, que vem ao Brasil desde 2009 e treina em Taubaté com o ex-maratonista Luiz Antonio dos Santos.
A segunda etapa do Circuito de Corridas da Caixa será uma novidade nos nove anos do evento: uma prova noturna, em Uberlândia, no dia 12 de maio. As inscrições estão abertas e os assinantes da Contra-Relógio têm desconto. Mais informações no site oficial.
RESULTADOS
MASCULINO
1) Gilmar Silvestre Lopes – 29:54
2) Gilberto Silvestre Lopes – 29:54
3) José Márcio Leão da Silva – 30:05
4) Giomar Pereira da Silva – 30:12
5) Kiprotich Jacob Kemboi (Quênia) – 30:27
FEMININO
1) Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia) – 35:40
2) Tecla Chebet (Quênia) – 36:01
3) Roselaine de Souza Silva – 36:13
4) Conceição de Maria Carvalho Oliveira – 36:56
5) Eliane Pereira Silva – 37:06
Foto: Circuito Caixa/Divulgação