Sem categoria Tomaz Lourenço 3 de maio de 2010 (19) (216)

Calor prejudica participantes da Maratona de SP

maratona-de-sao-paulo-376-copiaAs mudanças no percurso e um melhor abastecimento na segunda parte da maratona de SP ajudaram os corredores, mas o calor não permitiu grandes performances para a maioria dos participantes, com um nível de desistência que deve ter sido alto, inclusive do editor da CR, na altura do km 32.

Antes do evento, os organizadores informaram que havia conseguido o recorde de inscritos na maratona, que chegariam a 4,5 mil. Vendo os resultados no site da prova, nota-se que pouco mais de 3 mil conseguiram completar no tempo de 6h30! Uma quebra que não se verifica em nenhuma outra maratona do mundo, com certeza. E dessa forma chegou-se a praticamente o mesmo número de concluintes do ano passado: 2.800.

Fica, assim, confirmado o que já se sabia: com largada às 9 horas a MSP dificilmente conseguirá crescimento expressivo, o que vale também para as nossas outras maratonas, com exceção para Porto Alegre, que costuma ter temperaturas frias, e que começa às 7h15!

O calor também prejudicou os atletas de elite. O queniano Stanley Biwott ficou a 2 segundos do recorde de Vanderlei Cordeiro (2:11:19 obtido em 2002), enquanto a brasileira Marizete Moreira repetiu seu feito do ano passado, fechando em 2:39:26.

Na Contra-Relógio de junho, cobertura especial da MSP, com os resultados completos da maratona e da prova de 25 km.

Veja também

19 Comments on “Calor prejudica participantes da Maratona de SP

  1. Quando predomina os interesses midiáticos, o resultado é desastroso. O calor foi se transformando em inúmeros 30 K.
    Consegui chegar com 5:30:49 tempo líquido, isto foi possível, graças a surpresa quando vi meu filho ao meu encontro no quilometro 35, recarreguei minhas forças e continuei.
    Foi uma prova de FOGO.
    Grande abraço e até a próxima.
    Ivan Silveira

  2. Vale registrar que o abastecimento de água no final da prova, pelo menos para os mais lentos, não foi satisfatório. Era bem difícil conseguir água gelada e eu mesmo presenciei alguns postos onde não havia mais água.
    Para mim, não chegou a comprometer minha corrida, mas acredito que pode ter prejudicado muita gente.
    ua

  3. Correr 42km as 09:00 da manhã é desumano!
    Mas para a globo e a yescom dinheiro vale mais!!!

  4. Aproveitei a MSP para realizar meu último longão antes da Maratona de Porto Alegre, fazendo apenas 34 kms. E também para sentir como é a MSP visando participar desta no ano que vem. Mas não saí com boa impressão. E o trecho dentro da USP depois dos 25 é muito chato.

  5. Bom, eu não corri a Maratona de SP, mas assisti pela tv e pude presenciar o quanto a temperatura estava quente, pois faltando 2 Kms para acabar a maratona até a Marily que estava em primeiro lugar, acabou pagando o pato e não conseguindo chegar em primeira por causa do calor…Mas não acredito que a Yescom e a Tv Globo irão colocar a largada para mais cedo, já que é ao vivo a globo quer marketing daí já viu né…Ou seja ou os corredores treinam mais no sol para adaptar a grandes temperaturas ou vão continuar sofrendo…

    Um abraço…

  6. A entrada dos atletas nas baias foi uma verdadeira bagunça, sem nenhum controle, com atletas de outros setores todos juntos no setor vermelho.

  7. Visto que a GLOBO é a culpada pelo início da prova às 9 horas, existe uma solução simples, inteligente e prática para a questão: Mudar a largada para as 7:30 horas, gravar a largada (o que não vai comprometer em nada o evento) e depois transmitir esta largada às 9:00 horas e mais meia hora de prova, por exemplo, e depois cortar para a transmissão ao vivo. E se houver algo a ser registrado durante o intervalo entre a largada e o ao vivo, que se grave e mostre durante a transmissão.

  8. Pode-se até alegar que metade do percurso da MSP é sombreado, mas mesmo assim, correr entre meio-dia e 3 horas da tarde não é algo saudável. Minha proposta, já colocada na revista, seria a largada da elite feminina às 7h10 e a geral masculina às 7h30, montando-se a transmissão como sugerido pelo Joelson.

  9. O problema é que não temos nem como boicotar a Maratona de SP, porque não existem outras opções. Ou você que mora em SP viaja ( com custos de viagem e estadia ), ou corre em SP das 9:00 até 13:00 ou 14:00 hrs. Seria bom ter um preparo melhor, como alguem sugere, mas vale lembrar que cada um dos corredores tem um objetivo diferente. Meu objetivo não é treinar 100K por semana, nem terminar uma maratona em sub 4. Meu objetivo é correr no maximo 50K, e uma vez por ano participar de uma festa chamada maratona. Para as pessoas como eu é muito duro ter que correr neste calor. Mas valeu a pena! Nunca senti tanta emoção na hora de cruzar uma linha de chegada!

  10. A revista acaba de receber email de um assinante do Paraguai, que se encaixa bem nesta conversa:
    Estimado Tomaz, fué un verdadero placer conocerte personalmente y a travez de estas lineas alentarte a que sigas contribuyendo con nuestro deporte tan querido que son las corridas, hace mucho tiempo soy fanático de la revista CR y cada articulo nos ilustra de las últimas novedades en nuestro deporte.
    A modo de comentario tengo que manifestarte que una vez mas tenian razón cuando a gritos sugerian que la hora de la largada de la MSP, sea mas temprano, como minimo 7.00 am.
    Esta es mi 8a. maraton y al km 37 tuve que caminar porque se me acalambraron ambas piernas por el calor intenso que hacia ya en esa hora, además yo venia con un compatriota que hacia su 1a maratón y tambien desde el km 35 mas o menos comenzó a marearse y se descompensó totalmente, gracias a Dios la organización de las ambulancias era buena pues en ese instante pudimos pedirle socorro a uno de ellos quienes lo atendieron en forma muy excelente y profesional, estuvimos como 45 minutos en la ambulancia y luego de alli seguimos caminando para poder terminar la maraton en casi 6 hs, pero lo logramos…., una vez mas mis agradecimientos por los consejos que podemos recibir de tan afamada revista y por favor insistan en el horario de inicio de la MSP, pues de otra forma sencillamente no es atrayente venir a competir… Roberto Vargas Gulino

  11. Concordo com todos. Consegui terminar a prova, mas tinha esperança de obter o “índice” para ganhar o diploma de maratonista da CR, mas terminei em 4h03min32seg. O Calor estava insuportável. Enquanto a emissora “mandar” na prova sofreremos com essa situação. Aquele Abraço a todos!!!

  12. E esqueci de dizer que a distribuição de isotônicos estava muito bagunçada. No primeiro trecho 3 “barracas” não tinham o isotônico, e olhe que não fiz um tempo tão ruim assim, pois completei 22km em 2h. No retorno você tinha que pegar fila para pegar o copo, o que quebra o ritmo de qualquer um. E além do mais, servir isotôncio só no km 23? E quem correu só 25km? Ficou sem abastecimento? Na meia o isotônico foi distribuído perto do km 12. Fica a sugestão para o próximo ano que pelo menos o isotônico fique no km 15, por exemplo.

  13. Definitivamente não dá para participar de uma maratona com largada as 9:00hs isso é desumano!
    A gente que corre faz uma preparação específica para essa prova, são treinos exaustivos, a gente sacrifica a família os amigos, eventos sociais para se dedicar a essa prova numa condições dessas ?
    Deveria haver um regulamento que corridas de longas distâncias devam ter um horário máximo para largar, para mim 07:00hs da manhã.
    Eu não quero festa, não quero que passe na TV, eu não quero ver jogadores ou outros atletas pacando mico fazendo aquele revezamento rídiculo, muitos até fora de forma, eu só quero é correr e ver todos os corredores indo bem, sem aquele espetáculo de sofrimento como vi: gente estirada no chão, gente desistindo por câimbras, esgotamento físico e outros.
    O que deveria ser um evento bacana, acaba sendo ofuscado por causa desses acontecimentos.
    Sem falar do comentarista que não entende nada de maratonas.
    Mais uma vez ficou provado que a Globo e a Yescom, são especialistas em “MARKETING ESPORTIVO”, e não dão a mínima para a integridade dos corredores.
    Onde está a Federação Paulista de Atletismo que permite uma barbaridade dessas?
    Como querer que aumente o número de maratonas no Brasil e consequentemente o número de maratonistas desse jeito?
    Para mim a CR é o nosso porta voz para a melhoria nas condições de nossas maratonas.
    Obrigado

  14. Pois é. mas completei a prova com minha filha, mas graças a P. DA ORGANIZAÇÃO meu tempo não foi contabilizado, logo não vou sair no caderno de tempo da CR …
    E fora isso a falta de água nos kms 30 a 36 e no final dos 40 a 42 deixou muita gente mal, e completar a prova e não ter o lanchinho salvador foi a GOTA da INCOMPETENCIA da YESCOM … CR cai fora desse barco com a YESCOM vai afundar a REVISTA!

    CREDIBILIDADE NÃO SE MISTURA COM INCOMPÊTENCIA!!!

    Eduardo Acacio Silva
    http://porqueeucorro.blogspot.com/

  15. Concordo com praticamente tudo o que foi escrito aqui, incluindo a cobertura ridicula da rede Globo com aqueles artistas e jogadores de futebol fora de forma que ficaram aparecendo na tela enqto mudanças importantes ocorriam nas provas feminina e masculina. Eu só acho que não adianta a gente ficar metendo a boca só aqui. Eu escrevi um e-mail pra Rede Globo e outro pra Yescom. Era o que todos aqui deveriam fazer. E vamos começar a prestigiar as outras maratonas do Brasil. Pena que muitas delas tb têm outros problemas de organização… Mas se a gente se fizer ouvir e prestigiar aqueles que nos respeitam podemos ter alguma chance de melhoria.

  16. Pessoal, segue a resposta da Yescom:

    Prezado Participante,

    Agradecemos seu contato com a organização.
    Em resposta à sua solicitação, esclarecemos que:
    O horário de largada já estava definido no site desde a abertura das inscrições, portanto a escolha na participação do evento é de decisão do participante. Mas, envidaremos esforços para que na próxima edição possamos iniciar mais cedo.
    Qualquer dúvida, estamos à sua disposição.

    Obrigado.

    Atenciosamente,
    Yescom/ Organização Técnica.

  17. Pessoal, segue resposta da CBAT:

    Prezado José Roberto,

    Acusamos recebimento de sua mensagem de hoje que trata do horário de largada da Maratona de São Paulo. Informamos que já enviamos cópia do mesmo a empresa organizadora e a Rede Globo para apreciação, já que esta é que determina o horário de largada. Por oportuno, informamos que concordamos com a sua colocação e já temos solicitado essa antecipação de horário fazem alguns anos, sem sucesso.

    Atenciosamente,

    Martinho Nobre dos Santos
    Superintendente Técnico

  18. Corri as três últimas edições. Nós corredores não podemos reclamar do horário, podemos escolher não correr. Quanto as falhas da organização, foram erros básicos que colocaram a segurança de muitos em risco. Nós pagamos o que foi nos cobrado, então temos o direito de reclamar com as falhas que ocorreram. Um dos motivos para ser assinante da CR é por causa do empenho para melhorar as nossas corridas, digo nossa, porque as provas dependem de nós para acontecer. Obrigado CR!

  19. Amigos, não joguem o prestígio que esta revista tem com os que amam as corridas insistindo em prestigiar essa Maratona. Ela é criminosa e vocês não podem compactuar com isso a troco de qualquer patrocínio/exposição/publicidade ou seja lá o que fôr. Não dá mais, depois de tantos anos, as mesmas histórias de calor, água quente, trajeto lixo (com aquele túnel no fim), um horror que nunca muda, só anunciam algumas plásticas sem nenhum resultado. Mas como aqui é o país da impunidade nada acontece…Essa pior maratona do mundo deveria ser, isso sim, boicotada de vez pelos que amam as corridas.

Leave a comment