Notícias André Savazoni 22 de maio de 2011 (15) (127)

Calor marca a Maratona de Porto Alegre

Um forte calor, atípico para o mês de maio, castigou os corredores que participaram da 28ª Maratona de Porto Alegre hoje na capital gaúcha. Tanto que os tempos dos vencedores foram altos. No masculino, vitória de João Marcos Fonseca, do Cruzeiro, com 2:20:49. Entre as mulheres, a primeira colocação ficou com Antonia Bernadete, de Fortaleza, no Ceará, com 2:48:40.

Mesmo com um abastecimento correto, com água gelada em todos os pontos, além de Gatorade, foi difícil resfriar o corpo devido ao calor.

O campeão João Marcos Fonseca disse que a corrida não foi fácil e que teve de se superar. “Vi que a prova era minha quando saí (do pelotão) no km 35”, afirmou. “Corri segurando, porque no bloco (dos líderes) ninguém teve iniciativa, então, esperei para o final, mas o calor dificultou um pouco mesmo”, disse João Marcos, que passou mal logo após a chegada.

O repórter da CR André Tarchiani Savazoni bateu seu recorde pessoal em Porto Alegre, com 3:09:28, fazendo também o índice para a Maratona de Boston, que era de 3h15 em sua categoria. Já o editor de Arte da CR, Sérgio Rocha, sofreu com as câimbras nas panturrilhas a partir do km 21 e acabou abandonando no km 26.

Veja a cobertura completa na edição de junho da Contra-Relógio.

Veja também

15 Comments on “Calor marca a Maratona de Porto Alegre

  1. Pena que o local não é tão tão bom como o anterior, ao lado do Centro Administrativo do Estado. NoShopping, a largada é apertada, chegada com pessoal meio devagar na entrega de medalhas, isotonicos, e até mesmo no atendimento do pessoal que chegou mal. E o que dizer da prova de 10 km? Tinha uma quilometragem superior, já que os tempos foram uns 4 minutos mais altos em relação aos do ano passado. Alguns disseram que tinha quase 12 km, parece que erraram o lugar do retorno, que não foi feito da forma como estava no mapa disponibilizado no kit.

  2. Lindo percurso e excelente organização. Mesmo depois de horas de prova, a água era servida muito gelada! Perfeita!

  3. Cheguei na hora marcada e a organização estava perfeita… Poucas provas vi saindo no horário marcado.. O primeiro trecho é muito bonito, indo em direção a umas escolas de vela.. Mas no 13k havia um posto de gatorade que não havia mais copo, o rapaz disse logo a frente tem, pode pegar lá… chegando lá, uns 300 metros a frente, tive que entrar em contato físico (físico mesmo, empurrões, xingamentos, ainda bem que tenho 90Kg e muita musculatura) com o rapaz, pois ele estava dizendo que era apenas para a volta (34K), pra mim foi a única falha na prova. No mais, fora o calor e as câimbras, a prova foi excelente. Parabéns aos organizadores. Apenas esta dica de explicar aos entregadores de gatorade para a próxima. em uma maratona, um copo de gatorade vale ouro e os maratonistas farão de tudo para conseguir.

  4. Não participei de PoA este ano, mas pelos comentários acho que foi bem parecido com o que ocorreu ano passado, quando depois que o Sol deu as caras a batata começou a assar.
    Este ano descartei PoA para fazer SP por acreditar que a data de SP cairia num clima bem mais frio que a do ano passado.
    Mas sabe como é, embora esteja difícil confiar nas estações do tempo, eu ainda fico desconfiado de que nem em Junho o clima será tão favorável assim.
    Parabéns a quem encarou PoA!

  5. Organização excelente! Clima… O ‘veranico’ de maio veio logo neste fim de semana!?
    Foi minha 2ª maratona e, apesar de tudo, superação para ‘quebrar’ a marca e tornar-me um SUB-4 (50 anos). Foi dureza!
    No percurso cruzei com o Pinguim, correndo com a máquina fotográfica na mão! É um herói!
    Ano que vem eu volto!

  6. A Meia Maratona (revezamento) tinha 22,6 km. Erro grave pra quem foi a POA disposto a fazer uma boa prova e conseguir bater o recorde pessoal.

  7. A Corpa veio a publico pedir desculpas, em nota oficial, pelo erro do percurso da Rustica. Agora ja era …

  8. Olá Colaboradores, Leitores e Amigos da Contra Relógio! Completei minha 29ª maratona oficial, desta vez não consegui cumprir o meu objetivo que era fazer a Maratona de Porto Alegre fotografando abaixo de 4 horas, mas consegui completar abaixo da média de todas as maratonas “que corri fotografando” com o tempo oficial de 04:17:53, esse tempo para mim é uma grande evolução em relação aos meus últimos tempos de 2010, considero um bom começo para a temporada de 2011, creio que baixarei esse tempo na minha próxima maratona, em relação a maratona de Porto Alegre, considero uma das melhores do Brasil, esta edição foi muito boa e o clima estava perfeito, nem muito quente para os paulistas e nem muito frio para um cariocas, risos, segundo o Prof. Lotufo que disse numa matéria da Contra Relógio, a temperatura ideal para o bom desenvolvimento do corpo humano na corrida é entre 12°C e 16°C, com uma umidade relativa do ar na casa dos 35% a 60%.
    Apenas quero dar uma sugestão em relação ao local da entrega dos kits, acho que poderia ser no próprio Shopping onde ocorreu a largada, pois o local é muito bonito e combina muito mais com a grandiosidade que a Maratona Internacional de Porto Alegre. Abraços!!!

  9. Olá, gostaria de parabenizar a organização da Maratona de Porto Alegre e fazer algumas sugestões para que na próxima edição seja ainda melhor.

    1. Ainda que na Maratona não tenha visto “coelhos”, parece que o jantar de massas foi preparado pensando neles, HAJA VERDURA!!!! Mais massas na próxima.

    2. Mais coordenação no serviço de vans. A van em que eu estava quase foi invadida pelos atletas que ficaram no Master Perimetral. Que estavam sem o transportes até poucos minutos antes da largada.
    3. Mais divulgação das vias interditadas para o transito de carros. Mesmo os agentes fazendo um excelente trabalho, teve problemas no trânisito,e,é muito chato os guardas discutindo com motorista estressados.
    4. Música no percurso, principalmente depois da segunda passada pela linha de chegada, tem um trecho que mais parece um deserto…
    Grato.

  10. Acho que muita gente corre de menso e reclama de mais.
    A questão das vans, por exemplo: Domingo, 5:30 da manhã haviam duas vans em frente ao meu hotel (Master GRande Hotel) e demorou mais 20 minutos pra lotar uma delas. Os maratonistas acordam muito tarde e todos querem ir para a prova na mesma hora (quase às 7:00). Se todo mundo deixar pra ir em cima da hora não vai mesmo ter transporte para todos. E parem de reclamar, afinal qual outra prova oferece serviço de transporte ? Maratona da Yescom ?? Martona do Rio , pagando R$ 40,00 a mais na inscrição ?? Minha dica: Treinem mais, reclamem menos do calor e do gatorade e acordem mais cedo no dia da maratona.

  11. Parabens mais uma vez à Corpa.Não é fácil agradar às pessoas. Corri minha quinta maratona, segunda em POA, e fiquei mais uma vez muito satisfeito com a organização do evento. Muita água e Gatorade. Não vi nenhum problema, mesmo correndo a prova em 4h:47m. A sugestão para 2012 fica para a largada no mesmo lugar do ano passado, para evitar eventuais problemas de deslocamento. Esse ano foi muito difícil voltar para o hotel. Mesmo os campeões, do (glorioso) Cruzeiro Esporte Clube tiveram uma certa dificuldade em pegar a van de volta. Muitos outros tiveram. mas faz parte. Foi divulgado muito antes. Forte abraço a todos. Bons treinos.

  12. Olá, corri a minha primeira maratona e escolhi Porto Alegre. Realmente, Parabéns aos organizadores da Maratona! Excelente organização e lindo percurso, foi perfeito! Até 2012.

  13. O jantar de massas da maratona, em outros tempos, era o momento da confraternização de parceiros de corrida, que se encontravam somente nesses eventos. Agora, provavelmente por conta da cobrança à parte do jantar, parece que o evento foi esvaziado. No sábado à noite, acho que não tinha 200 pessoas no jantar, o pessoal comia e ia embora. Não sei se isso só está ocorrendo em Porto Alegre, mas acho uma pena, tirou um pouco da graça da competição.

  14. Eu e minha esposa estreamos em PoA. Prova perfeita em tudo, achei o máximo ter uma pessoa a nos receber no aeroporto. Percurso muito bonito, água e Gatorade perfeitos. Para melhorar é só colocar mais animação no percurso (bandas, som, etc)

Leave a comment