Notícias André Savazoni 23 de setembro de 2018 (0) (282)

Brasileiros disputam última etapa do circuito de marcha atlética

A oitava e última etapa da IAAF Race Walking Challenge 2018 será disputada nesta segunda-feira (dia 24), a partir das 09h30 (22h30 de domingo de Brasília), em volta do lago Taihu no distrito de Wuzhong, na cidade Suzhou, na China.

A competição reunirá alguns dos principais marchadores do planeta nas provas de 20 km e definirá os campeões do circuito deste ano.

O Brasil estará representado por oito atletas, com destaque para Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, e Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP), quarta colocada no Mundial de Marcha Atlética de Taicang, na China, em maio último, e campeã do IAAF Race Walking Challenge 2017.

Estão inscritos na competição, que terá três dias de disputas, uma maneira de divulgar a marcha, uma modalidade já popular na China, os brasileiros José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC), Moacir Zimmermann (AABLU), Max Batista dos Santos (CASO-DF), Tiago do Nascimento Fonseca (São Paulo Kiatleta), Elianay Pereira Barbosa (CASO-DF) e Nair da Rosa (AABLU-DF).

A pernambucana Erica de Sena briga pelo vice-campeonato do circuito de marcha da IAAF 2018. Ela ocupa a terceira colocação na classificação parcial, com 23 pontos. A chinesa Shijie Qieyang é a virtual campeã, com 34 pontos. A mexicana Maria Guadalupe González, segunda colocada, está fora da briga, porque não disputou o número mínimo de etapas.

“Tenho de fazer uma boa prova para não ser surpreendida por outras marchadoras”, explicou Erica.

Os marchadores participam na terça-feira (dia 25), na cidade nova de Wuzhong Taihu, de uma competição de 12 km, e no dia seguinte (dia 26), de outra prova de 12 km, também individual e por equipes em Mudu.

No ano passado, Caio Bonfim e Erica de Sena conquistaram as medalhas de bronze no evento individual. Por equipes, os brasileiros foram campeões. Caio Bonfim competiu ao lado de Andrés Chocho, Isaac Palma, Ever Palma e Lebogang Shange, pela Latin Power, que venceu com 10:29:05.

No feminino, as Latinas, equipe formada por Erica de Sena, Sandra Arenas e Kimberly García, com o tempo acumulado de 11:25:18, ganhou com mais de seis minutos de vantagem sobre a Heroes, de Antonella Palmisano, Brigita Virbalyte-Dimsiene e Viktoria Madarasz, com 11:31:51.

Veja também

Leave a comment