Nove atletas brasileiros disputam neste domingo (20/02) a Maratona de Sevilha, na Espanha, com o objetivo de conseguir os índices exigidos pelo World Athletics (WA) e referendados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa do Mundial de Oregon, que entre os dias dias de 15 a 24 de junho, em Eugene, nos Estados Unidos.
Serão cinco representantes no masculino e quatro no feminino. O objetivo é completar maratona em menos de 2:11:30 entre os homens e de 2:29:30 entre as mulheres.
Um dos destaques na Espanha é Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo-SP), de 42 anos, que já representou o Brasil nas três Olimpíadas: Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Seu melhor tempo no mundial é a sétima colocação em Moscou, em 2013, e seu recorde pessoal foi obtido na própria Maratona de Sevilha, em 2020, quando fez 2:10:08.
“Ele treinou no Brasil até 23 de janeiro e depois voltou para Portugal para finalizar a preparação. Ele está voando e se tudo der certo vem coisa boa em Sevilha. Ele está muito bem fisicamente e mentalmente”, comentou Luís Fernando Almeida Paula, treinador e irmão gêmeo de Paulo Paula.
Outro representante brasileiro é Wellington Bezerra da Silva (APA-PE), o Cipó, que representou o Brasil no Mundial de Doha 2019, e tem como recorde pessoal nos 42 km 2:13:34.
“No mês de novembro fiz uma meia em Lisboa e consegui uma marca boa. Acredito que dá pra melhorar meu tempo e tentar correr abaixo de 2:11:30 para ficar entre os três melhores. É uma prova forte e terá uma boa competitividade entre os brasileiros. Tem muito sul-americano na prova e isso é bom. Tudo pode acontecer, mas sei que estou bem mais experiente hoje”, conta o atleta, que treina desde agosto de 2021 com o técnico Adauto Domingues.
A dupla de Petrolina Justino Pedro da Silva e o Edson Amaro Arruda Santos (ambos APA-PE) também está em Sevilha para tentar o índice. Justino vem de excelentes resultados em 2021, quando foi vice-campeão da Maratona de João Pessoa e campeão da Maratona do Rio, com 2:13:21, seu melhor tempo para os 42 km. Essa será sua primeira participação numa maratona fora do Brasil. O atleta fez a preparação junto com o amigo Edson em Campos do Jordão e depois em Jaguarari, na Bahia.
“Estou bem treinado. Sou de uma cidadezinha que se chama Dormência, que fica no interior de PE, a 50 km de Petrolina, onde moro. As pessoas lá estão todas na torcida para que eu faça uma boa prova e consiga este índice. É mais um estímulo. Vou dar meu melhor para que eu possa representar o Brasil e o Nordeste no Mundial”, diz Justino.
Para Edson Amaro, é a oportunidade de retornar à prova em que conseguiu seu melhor tempo de maratona, em 2021, quando fez 2:14:48. “É uma prova muito rápido. Eu estou bem preparado. Fiz a preparação final na cidade de Jaguarari, que tem um clima parecido com o de Sevilha. Espero fazer uma boa marca junto com meu parceiro Justino”, diz Edson.
O outro representante brasileiro na prova é Flavio Henrique de Guimarães (ABC-DF).
No feminino, quatro atletas experientes estão confirmadas: Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP), bicampeã pan-americana em Guadalajara-2011 e Toronto-2015, que tem 2:29:18, obtido em Tóquio-2012, como recorde pessoal e brasileiro na maratona. Outras inscritas são Valdilene dos Santos da Silva (Pinheiros-SP), Andreia Aparecida Hessel (Pinheiros-SP) e Rosiane Xavier dos Santos.
“Estou muito animada depois da boa preparação que fiz. O objetivo é correr bem em Sevilha, gosto de temperaturas mais frias e espero um grande resultado”, disse Andreia, que venceu no domingo (13/02) a Meia Maratona de São Paulo, com o tempo de 1:18:14.
O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (ANR-RS) já está qualificado para o Mundial, com a marca de 2:06:11, obtida no dia 5 de dezembro de 2021, em Valência, também na Espanha.
Fonte: release CBAt