20 de setembro de 2024

Contato

Notícias Redação 6 de maio de 2021 (0) (137)

Brasileiros disputam a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética

A seleção brasileira participa nesta sexta-feira (07/05) da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, a partir das 6 horas locais (8 horas de Brasília), num circuito de 2 km, na Avenida Paseo Del Parque, em Guayaquil, no Equador.

O brasiliense Caio Bonfim e o catarinense Matheus Gabriel Correa  são as atrações da equipe na prova dos 20 km. Os dois estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A previsão é de que os competidores enfrentem calor de cerca de 30 graus e um índice alto de umidade, já que o local da prova está praticamente ao nível do mar e muito próximo do Oceano Pacífico. Por isso, as seis provas do programa estão concentradas no período da manhã.

Os brasileiros estão desde dia 27 de abril em Guayaquil porque tiveram de cumprir 10 dias de quarentena por exigência das autoridades sanitárias do país em função da pandemia no Brasil.

“Pudemos treinar apenas um período de duas horas por dia e improvisamos alguma coisa no hotel, mas o importante é ter a oportunidade de competir”, disse Caio Bonfim, de 30 anos, medalha de bronze o Mundial de Londres-2017 e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. “Por causa da pandemia, perdemos provas importantes na Europa e precisamos competir como preparação para a Olimpíada.”

Matheus Correa, de 21 anos, disputará a sua primeira competição após ter assegurado o índice olímpico no Torneio Cidade de Bragança Paulista, no dia 25 de abril. “Foi um alívio ter feito o índice. Me tirou a pressão e pude definir o foco para a Olimpíada. Estou feliz por fazer uma competição desse nível no adulto”, afirmou. “Mas vou manter meus pés no chão, buscar manter o meu treinamento e tentar fazer uma boa marca. Quero ganhar experiência e evoluir para os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.”

Já Gabriela Muniz  é um jovem destaque da equipe, qualificada para os 10.000 m do Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, em agosto. No dia 25 de abril, em Bragança, ela bateu o recorde brasileiro sub-20 dos 10.000 m (47:33.5) e o adulto dos 20.000 m (1:35:02.56). “Minha expectativa é conseguir um bom resultado na Copa. Sei que terei adversárias muito fortes, mas estou confiante”, disse a brasiliense de 18 anos.

A treinadora-chefe da seleção brasileira, Gianetti Bonfim, também espera por bons resultados e acredita numa competição de alto nível técnico. “Estamos entrando com força nas provas. A marcha atlética é muito forte nas Américas do Sul e Central, com grandes atletas que figuram entre os melhores do mundo. Não é uma competição fraca com mexicanos, colombianos, equatorianos, chilenos… Vai ser uma boa oportunidade para os brasileiros”, comentou a treinadora, ex-marchadora e mãe de Caio Bonfim.

O Brasil ainda terá outra atleta na competição. A pernambucana Érica Sena (Pinheiros) vai participar como convidada dos organizadores. Ela estava no Camping Internacional de Treinamento e Competição, em Chula Vista, nos Estados Unidos, mas viajou na terça-feira (04/05) para o Equador, onde vive há 8 anos. Qualificada para os Jogos Olímpicos, ela vai disputar a prova dos 20 km.

O evento terá representantes da Costa Rica, México, Guatemala, Porto Rico, Colômbia, Panamá e Venezuela, além de Brasil e Equador.

Foto: Wagner Carmo/CBAt

 

Veja também

Leave a comment