Notícias André Savazoni 1 de abril de 2016 (1) (169)

Brasileiros correm por índice olímpico na Maratona de Milão

A temporada europeia de maratonas está começando oficialmente neste final de semana. Teremos, entre outras provas, Paris (uma das maiores do mundo) e Milão, com o atrativo de contar com quatro brasileiros de elite em busca do índice nos 42 km para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Aqui na América do Sul, com grande presença de brasileiros amadores teremos a maratona e a meia de Santiago, no Chile.

Giovani dos Santos, o técnico Henrique Viana e Gilmar Silvestre Lopes em Milão Crédito: Pé de Vento
Giovani dos Santos, o técnico Henrique Viana e Gilmar Silvestre Lopes em Milão
Crédito: Pé de Vento

Em Milão estarão Franck Caldeira, Giovani dos Santos, Gilmar Silvestre Lopes e Edson Amaro. O índice estipulado pela IAAF e CBAt é de 2:19:00. Porém, são três vagas para o Brasil. Uma já está destinada a Solonei Rocha da Silva pela colocação no Mundial de Atletismo, segundo norma da CBAt (Solonei disputará Boston, no dia 18 de abril).

Assim, os dois primeiros colocados no ranking nacional são Marilson Gomes dos Santos (2:11:00) e Paulo Roberto de Almeida Paula (2:11:02). Os quatro maratonistas em Milão terão de fazer tempos abaixo desses para terem chances de classificação para a Rio-2016. Mais informações da prova italiana em www.milanomarathon.it.

Diretamente de Milão, o técnico Marciano Barros, de Edson Amaro, comentou que o nível técnico está muito forte na prova, com uma legião de africanos, mas que o objetivo é mesmo de correr abaixo de 2h11. “A expectativa é de fazer uma grande prova. Trabalhamos para acertar em Sevilha, mas por alguns detalhes depois do km 30 não deu para fazer o planejado. Agora, vamos forte em busca de um bom resultado e uma boa classificação que, com certeza, dará a marca que ele necessita”, afirmou Marciano.

PARIS – Já a Maratona de Paris, de acordo com a organização, conta com incríveis 57 mil inscritos (teremos de aguardar a relação dos concluintes para saber se irá se tornar a maior do mundo). Veja todos os detalhes em  www.schneiderelectricparismarathon.com.

SANTIAGO – No Chile, a organização da Maratona de Santiago divulgou 28 mil inscritos divididos nas três distâncias (42 km, 21 km e 10 km). A Expo, por exemplo, é considerada a melhor da América do Sul e já está funcionando. Mais informações em www.maratondesantiago.com.

Veja também

One Comment on “Brasileiros correm por índice olímpico na Maratona de Milão

  1. Boa tarde, na Maratona Milão, também teremos a participação do atleta brasileiro FLAVIO HENRIQUE DE GUIMARÃES ANDRADE, da equipe SUPERTIME, de Brasília, o qual já tem em seu currículo maratona concluída em tempo abaixo do índice olímpico.
    Logo, na verdade temos 5 (e não 4) brasileiros em busca de vaga nas Olimpíadas.
    Sugiro corrigir a notícia, dada a injustiça cometida.

    ——————-

    Renilson, boa tarde
    Obrigado pela informação. Flavio correu e não completou a prova em Milão.
    Apenas, como complemento, usamos como referência a relação oficial da CBAt (http://www.cbat.org.br/selecoes/atletas_indice/JO_16_Atletas_Indice.pdf) e nela não consta o Flávio com índice olímpico na última atualização, feita no dia 29 de março.

    Abraço

Leave a comment