A equipe brasileira viajou ontem para a Bulgária, onde os oito atletas (quatro homens e quatro mulheres) disputarão no próximo sábado o Campeonato Mundial de Meia-Maratona, na cidade de Kavarna. Giovani dos Santos, José Márcio Leão, Luís Fernando de Almeida Paula, Gilmar Silvestre Lopes, Sueli Pereira da Silva, Sirlene Sousa de Pinho, Roselaine de Souza Silva e Adriana Cristina da Luz são os atletas escolhidos pela CBAt.
Com exceção da maranhense Adriana da Luz, de 19 anos, o grupo é bem experiente em corridas de rua. “Estou muito empolgada com a convocação e por representar mais uma vez o Brasil. Vai ser o meu primeiro Mundial e não vejo a hora de competir com algumas das melhores atletas do planeta”, disse a jovem corredora, radicada em Belo Horizonte, campeã brasileira dos 5.000 e dos 10.000 m sub-23 e do Sul-Americano de Meia-Maratona, título conquistado em agosto, em Assunção, no Paraguai.
No masculino, Giovani dos Santos tem o melhor tempo entre os convocados com 1:02:12. “Eu estou me sentindo muito bem. Acho que passo pela melhor fase da minha carreira e pretendo ficar entre os 20 primeiros”, disse o medalhista de bronze nos 10.000 m no Pan de Guadalajara, em 2011.
O Brasil ganhou duas medalhas de bronze em Mundiais de Meia-Maratona: uma por equipe, com Artur de Freitas, Delmir dos Santos e Ronaldo da Costa, em Tyneside, na Grã-Bretanha, em 1992 e outra individual, com Ronaldo da Costa, em Oslo, na Noruega, em 1994.
No total, serão US$ 245 mil em premiação distribuídos em Kavarna. Em 2014, o Mundial de Meia será em Copenhague, na Dinamarca (Buenos Aires chegou a pleitear a disputa, mas não entrou na seleção). Mais informações e a lista dos participantes no site oficial da competição.