Em uma disputa que terá um verdadeiro “esquadrão” africano, incluindo o atual recordista e os campeões do ano passado, os brasileiros tentarão brigar por boas posições na 30ª edição dos 10 KM Tribuna FM-Unilus. A maior corrida de rua do País na distância será disputada neste domingo, em Santos, reunindo 21 mil atletas.
Nos últimos seis anos, o único brasileiro que venceu na prova santista foi o hexacampeão Marilson Gomes dos Santos. Mesmo assim, sua última conquista foi em 2011. Já entre as mulheres, Fabiana Cristine, foi a última corredora do Brasil a subir no lugar mais alto do pódio, garantindo o bicampeonato em 2008.
Nesse ano, com a prova valendo pelo ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Atletismo, muitos atletas correm com uma motivação a mais, além da excelente premiação de R$ 30 mil aos vencedores, além do Superbônus Tri FM, com mais R$ 5 mil em caso de novo recorde. Os dois líderes do Circuito Nacional, Eliezer de Jesus Santos e Rejane Ester Bispo da Silva estão na lista de largada.
Destaque, também, para a experiente Fabiana Cristine, Joziane da Silva Cardoso, vencedora da Volta da Pampulha, e Tatiele Carvalho, que na quinta-feira venceu os 10.000 m no Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo.
Um dos grandes nomes para tentar fazer frente aos estrangeiros, sobretudo os quenianos, será Daniel Chaves, de Petrópolis-RJ. Melhor brasileiro na edição em 2013, em quinto lugar, com 28:47, ele chega este ano mais badalado, depois de ter alcançado a melhor marca nacional da temporada nos 10.000 m na pista, 28:19, há duas semanas, no Rio de Janeiro.
Daniel ressalta as qualidades da prova e argumenta sua confiança diante dos africanos. “O diferencial da prova, sem dúvida, é o percurso, totalmente plano, o que faz a melhor e mais rápida prova de 10 km do Brasil. E claro, o caloroso público, que sai às ruas para prestigiar o evento e faz uma bela festa e nos dá motivação extra nos metros finais”, relata o atleta da equipe Pé de Vento, com patrocínios da Caixa, Puma, TargusLat, Exército Brasileiro e Sigvaris.
A prova terá início na Rua João Pessoa, no Centro, e chegada na Praia do Gonzaga, junto à Praça das Bandeiras. A primeira largada será às 7h50, com os cadeirantes, deficientes físicos e visuais. A Elite A feminina começa a correr às 8h. Depois, às 8h15, a Elite A masculina, pelotão premium, leilão solidário, elite B (masculina e feminina) e o primeiro e maior pelotão dos amadores. A nova largada será às 8h35 e a última, às 8h45, incluindo os caminhantes.