Notícias André Savazoni 17 de julho de 2015 (1) (198)

Brasileiras correm a maratona do Pan de olho na Olimpíada do Rio

Adriana Aparecida da Silva e Marily dos Santos disputam neste sábado, a partir das 8h (de Brasília), a maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Mais do que pensar no pódio, como o nível técnico da disputa promete ser o mais forte da história, aliado ao percurso plano e à temperatura (não tem feito o calor esperado), a expectativa é de fazer uma boa marca que já as credencie à Olimpíada do Rio, em 2016.

“Não saiu ainda a lista oficial das concorrentes, nem no site, mas sabemos que têm seis atletas sub 2h30 e que vai ser mesmo o Pan de nível mais forte da história na maratona feminina. Temos a Inês Melchior (Peru) com 2h26, a Gladys Tejeda (Peru) com 2h28, além de canadenses com 2h29 e 2h33. E não sabemos quais serão as mexicanas”, afirma Gilmário Mendes Madureira, treinador de Marily (foto na etapa de Fortaleza da Golden Four Asics), em entrevista para a Contra-Relógio diretamente de Toronto. Adriana tem 2h29 nos 42 km e foi medalha de ouro no último Pan.

Sobre o calor prometido, Gilmário mostra uma outra realidade. “Ontem, fez 14 graus pela manhã. Com o percurso plano, deve sair um recorde pan-americano facilmente. E a umidade do ar varia de 35 para 70%. No fundo, estamos de olho mais na marca para o Rio-2016 pelo nível técnico e percurso. Não criar expectativa é bem melhor. A recordista sul-americana e a segunda do ranking estarão na prova.  Adriana querendo o bi…”

De acordo com o treinador, fica ainda mais difícil planejar uma colocação sem saber contra quem irá correr oficialmente. “Buscar marcas, depende só de nós e do clima. Teoricamente, fica mais palpável de mensurar. Nós somos franco atiradores”, diz Gilmário.

O atual recorde pan-americano é 2:36:37, de Adriana, o que lhe garantiu a medalha de ouro em Guadalajara, no México, há quatro anos.

O índice olímpico para a Rio-2016 exigido pela CBAt é de 2:42:00 na maratona feminina – as três mais rápidas, abaixo desse tempo, se credenciam para a prova. Hoje, Adriana (2:35:28 em Nagoya-JAP) e Marily (2:37:25 em Sevilha-ESP) lideram ao ranking de classificação, com Sueli Pereira da Silva (2:39:36 em Santiago-CHI) na terceira posição.

Foto: Asics Blog

Veja também

Leave a comment