Brasil disputa o Mundial de Revezamentos em Guangzhou de olho em vagas para o Mundial de Tóquio

A Seleção Brasileira de Atletismo está na China para a disputa do 7º Mundial de Revezamentos, que acontece neste sábado e domingo (10 e 11 de maio), na cidade de Guangzhou. O evento reúne atletas de 43 países e serve como classificatória para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, que será realizado de 13 a 21 de setembro. Ao todo, 14 vagas por prova estão em jogo nesta competição de alto nível.

O Brasil está representado por 18 atletas (12 homens e 6 mulheres), com equipes inscritas nos revezamentos 4×100 m masculino, 4×400 m masculino, 4×400 m feminino e, possivelmente, também no 4×400 m misto.

O canal SporTV 2 transmitirá o evento ao vivo nos dois dias, a partir das 8h (horário de Brasília), com comentários especiais dos velocistas medalhistas olímpicos Arnaldo de Oliveira (bronze em Atlanta-1996) e Rosângela Santos (bronze em Pequim-2008).

No 4×100 m masculino, o Brasil conta com nomes fortes como Felipe Bardi, atual recordista brasileiro e sul-americano dos 100 m com 9.96, marca obtida em setembro de 2023. Ele também ocupa o 7º lugar no ranking mundial da World Athletics com 9.99, cravados em abril deste ano. Bardi integra o grupo ao lado de Erik Cardoso, Vinicius Rocha Moraes, Hygor Gabriel Borges, Rodrigo do Nascimento e Vitor Hugo dos Santos, sob o comando do técnico Darci Ferreira.

A estreia do 4×100 m masculino acontece neste sábado, na quarta série eliminatória, ao lado de fortes adversários como os Estados Unidos. As duas melhores equipes de cada eliminatória avançam à final de domingo, garantindo também a vaga para o Mundial de Tóquio.

Como funciona a qualificação para Tóquio

As 14 melhores equipes de cada prova no Mundial de Revezamentos conquistam vaga direta para o Mundial de Atletismo de Tóquio. Outras duas vagas por prova serão definidas pelo ranking mundial entre 25 de fevereiro de 2024 e 24 de agosto de 2025.

A primeira rodada do torneio classifica para a final e já garante vaga no Mundial. As equipes não classificadas na rodada inicial terão mais uma chance no domingo, quando os dois melhores times de cada uma das três séries restantes também garantirão presença no Japão.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.