O Campeonato Mundial de Trilha será disputado neste sábado (dia 12), em Castellón de la Plana, na Espanha. O Brasil participa do evento com uma delegação de dez atletas, cinco no masculino e cinco no feminino.
A prova tem 85,3 km de distância, com 4.900 m de desnível positivo e 3.690 m de negativo. O tempo limite para cruzar a linha de chegada é de 15 horas.
A melhor colocação brasileira é um 10º lugar por equipes e um 46º individual. “Buscaremos melhorar nosso ranking, será uma prova longa. Portanto, administrar o esforço, a alimentação e a hidratação será imprescindível”, disse Sidney Togumi (CBAt), coordenador da seleção brasileira.
A largada está prevista para as 6h locais (1h de Brasília), na pista de Atletismo da Universidade Jaume I. Os primeiros colocados devem chegar perto das 14h horas (9h de Brasília), em Sant Joan de Penyagolosa, final da competição.
Os brasileiros participantes são: no masculino – José Mirailton Pereira Lima (BA), Cleverson Luis Del Secchi (PR), Jovadir Júnior Acedo (SP), Francisco Rocha dos Santos (RJ) e Célio Augusto da Rosa (SP). No feminino – Cyntia Nara Moreira Terra (SP), Lara Gabriel Martins (GO), Maria Cecília Ramos Cruz (SC), Silvia Durigon (SC) e Manuela Portas Gonçalves Vilaseca (RJ). O treinador da Seleção é José Virgínio de Morais (SP).
A competição, realizada pela Associação Internacional de Ultramaratonas (IAU) e pela Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), reunirá cerca de 400 atletas de 48 países.