Por Fernanda Paradizo | feparadizo@gmail.com
A Associação Atlética de Boston (BAA) anunciou nesta quinta-feira (dia 2) que as inscrições para a 124ª Boston Marathon Virtual Experience, ou seja, a versão digital da Maratona de Boston, estarão abertas no dia 7 de julho, às 10h do horário local (às 11h no horário de Brasília).
A prova, que estava programada para o dia 20 de abril e depois foi remarcada para 14 de setembro, foi oficialmente cancelada na versão “normal” no final de maio devido ao avanço da pandemia do coronavírus. Com a ideia de manter a tradição de ter todas as edições realizadas nos seus mais de 100 anos de história, os organizadores manterão a número da edição de 2020, a 124ª, mas de forma virtual.
A corrida virtual é aberta exclusivamente a todos os participantes inscritos originalmente na prova, cuja inscrição está estipulada em US$ 50. Lembrando que a Maratona de Boston devolverá o valor pago para os atletas inscritos, mas abriu uma janela maior de classificação para a prova do ano que vem, sendo válido tempos também de 2020, o que não garantirá vagas para todos que tinha vaga para 2020 (as inscrições começam no final de setembro, mas o cronograma ainda não foi divulgado pela BAA).
O processo de inscrição para a corrida virtual se dará da seguinte forma: todos receberão um código de inscrição exclusivo por e-mail. Os primeiros 15.000 inscritos receberão um Pre-Race Package, que será enviado pela Amazon e conterá um bib number (número de peito) comemorativo da Maratona de Boston 2020 e itens da Clif Bar, Poland Spring, da Abbott, entre outros.
O corredor que completar a prova virtual receberá em casa, também via Amazon, um Post-Race Package, com uma camiseta oficial, uma medalha, o programa oficial e vários itens comemorativos.
Todos os inscritos terão acesso a uma plataforma da versão virtual da maratona, em que os corredores poderão rastrear e enviar seus resultados, visualizar tabelas de classificação e fazer o download de um kit de ferramentas virtual.
Os participantes terão entre 7 e 14 de setembro para completar os 42.195 metros e subir os dados na plataforma.
Além dos corredores, essa experiência virtual também envolverá os mais de 10 mil voluntários que se inscreveram originalmente para trabalhar no evento cancelado em abril, que serão incentivados a retribuir às comunidades locais lembrando o espírito da Maratona de Boston. Os voluntários também receberão a jaqueta oficial de voluntários 2020 ou poderão doá-la se preferirem.
Os participantes receberão ainda dicas dessa experiência virtual, de treinamento, de hidratação e de como criar seu próprio percurso de 42 km.