20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 18 de abril de 2015 (0) (135)

Bolt disputa a terceira edição do ‘Mano a Mano’ no Rio de Janeiro

Dizem que um raio não cai no mesmo lugar três vezes. Mas a terceira edição do “Mano a Mano” traz de volta ao Rio neste fim de semana o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, bicampeão olímpico dos 100m, 200m e do revezamento 4x100m, para mais uma disputa do desafio. Após dois anos na praia de Copacabana, a competição será realizada em um novo local: o Jockey Club Brasileiro servirá de palco para o maior astro do atletismo mundial, tendo a Lagoa Rodrigo de Freiras e o Cristo Redentor como pano de fundo.

Na manhã de ontem, Bolt, a supercampeã jamaicana Veronica Campbell Brown — dona de sete medalhas olímpicas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze, e 11 em campeonatos mundiais — e o paratleta brasileiro Alan Fonteles, medalhista de ouro em Londres 2012, concederam uma entrevista coletiva na Galeria Nissan, no Rio de Janeiro. A arena montada no Jockey desta vez terá 100m — era de 150m nos dois anos anteriores — e é oficial, com metragem reconhecida pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). O jamaicano se mostrou animado por competir em mais um cartão-postal da cidade e prometeu ser ainda mais veloz.

“É muito bom voltar, ver os rostos conhecidos que tenho visto ao longo dos anos. Estou confortável e já vou me adaptando para os Jogos. Percebo a cidade mais animada, mais gente assistindo atletismo e torcendo por mim. É uma energia positiva e estou muito feliz por realizar essa caminhada olímpica tão cedo no Rio de Janeiro. Poucas pessoas no atletismo podem dizer que já correram em lugares tão diferentes como a praia ou o Jockey, tenho muito orgulho disso. Essa é a minha distância favorita, estou me sentindo bem melhor do que nos anos anteriores e querendo testar a minha performance. Espero correr abaixo dos 10 segundos”, disse o “Raio”.

Os atletas dividiram a coletiva com Bernardo Fonseca, CEO da X3M Sports Business, Claudio Romano, diretor comercial da Dream Factory, empresas que organizam o Mano a Mano e também e o medalhista olímpico de natação em 1980, Cyro Delgado, atual subsecretário de Esportes do Rio de Janeiro, que destacou a importância de eventos como esse para despertar o interesse de jovens promessas para o esporte brasileiro. “Sempre pensamos em inovar para oferecer um evento que agrade atletas e público. Após dois anos fantásticos em Copacabana, estamos levando o Mano a Mano para o Jockey Club Brasileiro, que já conta com uma estrutura excelente para um evento de grande porte como esse”, completou Fonseca.

Também acontecerá neste domingo a prova paralímpica do Mano a Mano, com destaque para o retorno do brasileiro Alan Fonteles ao evento. Na pista de 100m, ele encara três grandes atletas: Richard Browne e Paul Peterson, dos Estados Unidos, e o alemão Felix Streng, uma das revelações mundiais do paratletismo.

“Já dá para sentir o clima que nos espera para os Jogos no ano que vem. Mas nós, atletas, já estamos sentindo a pressão desde que o Rio foi escolhido como sede. É natural aumentar a dedicação numa disputa em casa; ninguém quer deixar um atleta de fora ganhar dentro da própria casa. Mas a expectativa para este domingo é das melhores; será a primeira competição oficial do ano e competir é uma alegria muito grande. Nunca enfrentei o Paul (Peterson), mas já tive a oportunidade de correr contra o Felix e o Richard Browne, que são grandes atletas”, disse Alan, lembrando que já derrotou ambos em outras provas.

Programação deste domingo:

Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31.
9h00 – Abertura do portão
10h30 – Desafio Mano a Mano Paralímpico
11h – Desafio Mano a Mano Feminino
11h30 – Desafio Mano a Mano Masculino
12h – Premiação
12h30 – Encerramento do evento

Débora Thomé, do Rio de Janeiro

Veja também

Leave a comment