Notícias Redação 25 de julho de 2012 (7) (201)

Batedor erra o caminho e Meia-Maratona da Bahia tem 18,2 km no masculino

A Meia-Maratona Caixa da Bahia, realizada no último domingo, em Salvador, teve 18,2 km na elite masculina depois que o batedor “passou reto” em um “braço” de 2,8 km. Com isso, de acordo com a CBAt, os atletas somarão pontos para o Ranking Caixa-CBAt, mas os resultados da corrida não serão homologados, obviamente.

O vencedor foi o baiano Giomar Pereira da Silva (foto). Já no feminino, que largou antes e seguiu o trajeto original, a primeira colocada foi Marily dos Santos. Os tempos nem foram divulgados. Para os amadores, o percurso foi o correto, de 21,1 km.

Organizada pela Latin Sports, a Meia da Bahia teve problemas na hidratação, com falta de água na parte final, na edição de 2011, para os corredores mais lentos. Neste ano, porém, a falha foi resolvida e de acordo com informações de atletas participantes à Contra-Relógio, houve água e isotônico em todos os postos previstos.

De acordo com dados divulgados no site pela organização, foram 2.903 concluintes, fora a elite, nas três distâncias (além dos 21 km, houve provas simultâneas de 10 km e 5 km). Um dos problemas relatados por Renato Maranhão, que foi repórter-corredor do podcast Contra-Relógio no Ar nesta semana, foi o tumulto na largada, além da falha na elite. No resto, ele elogiou a corrida.

Com a vitória, Giomar manteve a liderança do ranking brasileiro, ampliando a vantagem para o segundo colocado. O mesmo aconteceu com Marily, atual líder, que ainda superou a queniana Dorkas Kiptarus na Meia da Bahia. A próxima etapa da competição — a décima-quinta das 30 previstas — será disputada no dia 5 de agosto, em Fortaleza, com mais uma prova de 10 km do Circuito de Corridas Caixa.

Curiosamente, no site da Meia da Bahia não há um único comentário sobre o problema ocorrido, informando-se que tudo correu perfeitamente…

Foto: Divulgação

Veja também

7 Comments on “Batedor erra o caminho e Meia-Maratona da Bahia tem 18,2 km no masculino

  1. Erraram também na escolha da camisa. Optaram por um roxo bem escuro. Mas vá lá, com calor supeior a 30 graus, correu com ela quem quis. Outro ponto problemático foi o guarda-volume. O resto foi muito bom. O calor estava de verão.

  2. Baianada!!!

  3. Maurício: A camisa na foto do Kit parecia preta. quando peguei vi que o roxo ficou bem legal, porém para treinar a noite. Poucas pessoas estavam com ela na corrida, o que foi um ‘tiro no pé’ da organização.
    CR: Quanto ao comentários pós-corrida, raramente os organizadores citam problemas, é tudo um copiar/colar com textos sempre parecidos só citando loas!

  4. Deu recorde mundial, pelo jeito…

  5. É brincadeira que isso ocorra ainda, nas corridas de rua.
    Lamentavel.

  6. Opa, legal vcs comentarem, pois o que procurei sobre o ocorrido e nada até agora. Valeu. Poxa vida, infeliz dia para o batedor da corrida. Não sei se houve parte da elite que correu os 21.1k, assim seriam prejudicados tbm, pois mta água rola dos 18 aos 21km!!! Abraços

    corridaderuams.blogspot.com.br

  7. Caros,
    boa noite! Creio que alguns vão concordar comigo. Pelo regulamento da prova, alias de qualquer prova, quem quebra alguma regra é desclassificado, então, os atletas que erraram o caminho tem que ser penalizados. E a premiação ser oferecida aos atletas que fizeram o percurso certo. Mesmo sabendo que foi o batedor que errou, um atleta profissional sabe antes da prova qual o tempo previsto em que vai concluir a sua corrida. Fica a minha opinião em relação a prova e os atletas da elite tem que ser punidos.

    Guto Bacellar

Leave a comment