A 28ª edição dos 10 Km Tribuna FM-Unilus, no próximo domingo, em Santos, terá uma invasão de corredores africanos em busca da boa premiação em dinheiro. Nos últimos nove anos, os corredores do Quênia faturaram nove títulos (masculino e feminino), com dobradinha em 2012. O atual campeão, Mark Korir, e o vencedor da última São Silvestre, Edwin Kipsang Rotich, estão no grupo. Entre as mulheres, um dos destaques é Nancy Jepkosgei Kipron.
Da Tanzânia, estarão Ismail Juma Gallet, quarto na corrida santista no ano passado, e Sara Makera, campeã da Meia de São Paulo este ano. Os etíopes terão Fikru Abera Dadi, vencedor e recordista da etapa do Circuito Caixa em Goiânia este ano e Meseret Legese Biratu, também vitoriosa em Goiânia e primeira na Meia de Olinda no ano passado.
“Nunca estive tão confiante no recorda da prova, bem como os atletas. Espero, realmente, que tudo dê certo, como planejamos e teremos uma fantástica prova entre Edwin, o Korir e o Ismail”, afirma o técnico Moacir Marconi, o Coquinho, que há 20 anos comanda os atletas africanos em provas brasileiras, e mantém um centro de treinamentos voltado para esses atletas no interior do Paraná.
Para quebrar essa hegemonia internacional, há nomes fortes brasileiros, como Marilson Gomes dos Santos, hexacampeão da Tribuna, e Solonei Rocha da Silva. “Teremos uma prova ainda mais competitiva com eles”, diz Coquinho.
A entrega dos kits está ocorrendo hoje e amanhã em São Paulo, no Espaço Caixa Cultural (Praça da Sé, 111, no Centro). Para quem fez a escolha por retirar o chip e a camisa em Santos, o procedimento ocorrerá de quinta a sábado, no Ginásio Unilus (Rua Batista Pereira, 275, no Macuco). Mais informações no site oficial.