O treinador e professor Carlos Gomes Ventura morreu na madrugada deste domingo (dia 27). A CBAt determinou luto de três dias no atletismo.
Carlos Ventura, especialista em provas de fundo, começou a trabalhar no atletismo em 1970 como auxiliar técnico na cidade de Santo André (SP). Muitos atletas passaram pelas mãos dele, entre eles José João da Silva, bicampeão da Corrida Internacional de São Silvestre.
Carlão, como era conhecido no atletismo, foi professor de Educação Física da Universidade Ibirapuera e da Universidade de Santo André. Atuou também como gerente de esportes no Pinheiros e no São Paulo Futebol Clube. Trabalhou ainda no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
Como treinador esteve em campeonatos Mundiais, Ibero-Americanos e Sul-Americanos. Orientou atletas que disputaram as Olimpíadas de Seul, Barcelona, Moscou, Los Angeles e Atlanta.
Carlão publicou alguns livros, entre eles, Aprendendo a Correr, que traz uma série de artigos do autor, onde são tratadas diversas questões sobre o treinamento da corrida, de pista e de rua.
Neste link, no site da Corpore, há uma entrevista de Carlos Ventura de 2003, quando da publicação de Aprendendo a Correr.