Santos novamente entrou no cenário mundial das corridas de rua com a edição 33 dos 10 KM Tribuna FM-Unilus. Neste domingo (dia 20), o atleta de Uganda, Maxwell Kortek Rotichm “pulverizou” o recorde da prova, garantindo a terceira melhor marca do mundo na distância nesta temporada, segundo as estatísticas da IAAF, a Federação Internacional de Atletismo.
Em um sprint final fantástico, ele cruzou a linha de chegada em incríveis 27:22, baixando 23 segundos a marca do queniano Edwin Rotich, em 2013. O queniano Paulo Kipkorir Kipkemoi terminou em segundo lugar, com 28:17. O mineiro Giovani dos Santos foi o melhor brasileiro, em terceiro lugar, com 28:37, sua melhor marca pessoal na carreira.
Entre as mulheres, a atual recordista da prova, Paskalia Chepkorir Kipkoech, do Quênia, voltou a Santos e correu isolada, com larga vantagem, vencendo com 32:15, o oitavo melhor tempo do mundo em 2018. Em 2012, ela venceu e estabeleceu o recorde em Santos, com 30:57.
Desta vez, a queniana chegou mais de um minuto à frente da colombiana Muriel Coneo Paredes, atual campeã pan-americana dos 1.500 metros, que garantiu 33:31. A amazonense Franciane dos Santos Moura foi outra grande surpresa na disputa, sendo a melhor do Brasil no feminino, com 33:42, também sua melhor marca pessoal na carreira.
Confira mais informações em www.triesportes.com.br e a cobertura da prova na edição de junho da Contra-Relógio.