Notícias André Savazoni 16 de junho de 2020 (0) (120)

Asics divulga pesquisa sobre os hábitos dos corredores na quarentena

No mês em que se celebra o Global Running Day, a ASICS anuncia uma série de iniciativas destinadas a ajudar o mundo da corrida durante e pós a pandemia. Além de um estudo global realizado com corredores amadores de 12 países para entender e acompanhar as mudanças de comportamento dessas pessoas afetados pela pandemia, a marca também estabelece uma parceria com a ONG AEC Kauê de Itaquera, e ações de doação para apoiar atletas profissionais desamparados.

“A ASICS reafirma seu compromisso com o esporte ao criar ações globais e locais no combate às consequências da pandemia para a comunidade da corrida. Estamos orgulhosos em anunciar a campanha “Run to Feel”, com diversos projetos que trarão um impacto muito positivo para várias pessoas do segmento”, diz Constanza Novillo, Head de Marketing da ASICS América Latina, “Ao longo deste mês, queremos incentivar todos os corredores a compartilharem e postarem quais sentimentos a corrida traz à tona, por meio da hashtag #RunToFeel nas redes sociais, relembrando todos benefícios que a corrida já trouxe para suas vidas”.

De acordo com as primeiras descobertas deste recente estudo realizado pela ASICS, o mundo se apaixonou pela corrida em meio ao confinamento. A marca reuniu dados de mais de 14 mil praticantes regulares de corrida, incluindo também os que utilizam o aplicativo Runkeeper. São pessoas de 12 diferentes países, incluindo o Brasil.

Os números apontam que mais de um terço dessas pessoas (36%) estão mais ativos agora do que eram antes do início da pandemia do COVID-19 – apesar de a maioria dos esportes ser paralisada por medidas de distanciamento social. Durante o mês de abril o aplicativo registrou aumento de 252% nos registros em todo o mundo, e um aumento de 44% em usuários ativos mensais em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo também relatou um aumento global de 62% pessoas saindo para uma corrida semanal. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 47,3% (globalmente) no número de pessoas correndo.

A porcentagem é maior (81% globalmente; 88% no Brasil) entre os que dizem que a corrida desempenha um papel fundamental para espairecer a mente, enquanto dois terços (65% globalmente; 67% no Brasil) afirmam que os benefícios mentais da corrida superam outras atividades físicas.

Além disso, para a maioria das pessoas, (78% globalmente; 91% no Brasil) o papel do esporte vai ganhar mais relevância em suas vidas depois da pandemia. E mais da metade (59% no mundo todo e 70% no Brasil) pretendem adaptar novas rotinas de treino iniciados durante o isolamento à rotina que tinham anteriormente.

Yasuhito Hirota, presidente e COO da ASICS, concorda que a corrida ganhou outros significados: “Para a maioria de nós, o atual momento nos traz ansiedades, incertezas e restrições. Como provam as descobertas iniciais do nosso estudo, uma corrida se tornou muito mais do que apenas uma corrida. É uma maneira de as pessoas deixarem de lado os inúmeros desafios mentais dessa pandemia, apesar de estarem fisicamente confinados”.

“Faz todo o sentido que pessoas do mundo todo tenham voltado a correr durante esta crise. Quando você corre, você literalmente se sente avançando na vida. Você pode sentir seus músculos impulsionando-o para a frente. Suas ações o levam a algum lugar. Numa época em que tantas pessoas se sentem presas ou confinadas, a corrida oferece uma experiência física direta de liberação. Ao incentivar os corredores de todas as habilidades a reconhecer, comemorar e compartilhar como a corrida os faz sentir, a ASICS os ajuda a cumprir suas aspirações de seguir em frente “, afirma Kelly McGonigal, PhD, psicóloga da saúde e professora da Universidade de Stanford.

A pesquisa trouxe resultados iniciais de um estudo ao vivo de 14.000 praticantes regulares em 12 mercados, todos com idades entre 18 e 64 anos e exercitando-se pelo menos uma vez por semana. Cada mercado tinha 1.000 respondentes, a menos que especificado. Mercados: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Espanha, Reino Unido (2.000) e Estados Unidos (2.000).

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