Notícias Redação 23 de julho de 2012 (0) (137)

Asbel Kiprop sonha igualar bicampeonato olímpico na casa de Sebastian Coe

Atual campeão olímpico e mundial dos 1.500 m, o queniano Asbel Kiprop confirmou na noite de sexta-feira que chegará a Londres-2012 pronto para buscar os dois objetivos traçados na carreira: a segunda medalha de ouro seguida e a quebra do recorde mundial (3:26.00 do marroquino Hicham El Guerrouj, de 1998). Kiprop venceu a prova na etapa da Liga Diamante de Mônaco com 3:28.88, um dos cinco melhores tempos da história e o mais rápido desde 2004.

Confiante, Kiprop retornou ao Quênia para a semana final de preparação, antes da chegada a Londres, prevista para o próximo sábado – as competições do atletismo começam no dia 3 de agosto. “Foi uma corrida muito boa e me senti bem demais. Isso me dá ainda mais confiança”, afirmou. A final dos 1.500 m será no dia 7 de agosto, às 17h (de Brasília).

A meta de Kiprop – o bicampeonato olímpico, é uma façanha alcançada pelo britânico Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) e vice-presidente da IAAF. “Gostaria realmente de seguir os passos dele. Então, vou olhar para a frente para quebrar o recorde mundial e igualar o desempenho Sebastian Coe”, disse o queniano, que nunca conversou com o ídolo. “Ele é um homem importante, não é fácil encontrá-lo”, afirmou em entrevista à IAAF, com um largo sorriso no rosto.

Coe obteve o bicampeonato olímpico cinco antes antes de Kiprop nascer (Moscou-1980 e Los Angeles-1984). “Tenho acompanhado as suas corridas no Youtube. É fantástico vê-lo. Ele era um atleta forte. Psicologicamente, foi fantástico. E todo mundo gostaria de imitá-lo”, disse o queniano. Coe foi recordista mundial dos 800 metros entre 1979 e 1997, dos 1.500 metros entre 1979 e 1980, e da milha entre 1981 e 1985.

JOGO DE EQUIPE – Na Olimpíada, Kiprop terá um duelo particular com os compatriotas Silas Kiplagat (3:29.63 em Doha) e Nixon Chepseba (3:29.77 em Mônaco). “Depois da classificação para a final, vamos planejar algum trabalho em equipe, em busca da vitória e das medalhas.”

Devido à ótima forma atual, Kiprop gostaria de uma corrida rápida na final de Londres? “Qualquer tipo de corrida que pode vir. No momento estou preparado e pronto para tudo.”

A cerimônia de abertura da Olimpíada ocorre na próxima sexta-feira, dia 27, às 17h, mas dois dias antes o futebol já terá disputas. Veja a programação completa do atletismo na edição de julho da revista Contra-Relógio e no site oficial de Londres-2012.

Veja também

Leave a comment