Você sabe quais as maratonas preferidas dos brasileiros que viajam para correr no exterior?
2014 está chegando ao fim, as principais provas do calendário já aconteceram, então fui pesquisar a participação dos nossos compatriotas em maratonas no exterior. A tabela abaixo mostra o ranking com as nossas 10 preferidas:

Como podemos ver no gráfico, as Maratonas de Buenos Aires e da Disney são, com folga, as provas mais procuradas pelos brasileiros. Cada uma com seu charme: Buenos Aires é mais perto, mais barato, mais fácil de se inscrever, boa para quem quer correr rápido. E a Disney… bem, é a Disney, dispensa apresentações! Orlando é a cidade mais visitada pelos brasileiros no mundo, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Para quem viaja com a família, é o destino ideal para agradar os filhos. E os Desafios do Pateta e do Dunga só aumentam a vontade dos corredores fominhas por kms e medalhas de ir para lá.
Depois de Buenos Aires e Disney, vemos um segundo pelotão com 3 provas de altíssimo nível, que atraem números parecidos de brasileiros: Nova Iorque, Chicago e Berlim. Enquanto alguns resolvem correr na “cidade que nunca dorme” a maior maratona do mundo, outros buscam em Chicago e Berlim provas rápidas e muito bem organizadas, para bater seu recorde pessoal.
No terceiro pelotão das provas preferidas pelos brasileiros estão Paris, Santiago, Amsterdam, Punta del Este e Boston, cada uma por um motivo diferente. Paris é a 6ª cidade mais visitada por brasileiros no exterior, e a prova tem um percurso digno de passeio turístico. Santiago e Punta del Este entram no ranking como opções a Buenos Aires para quem quer uma prova perto de casa. Já a Maratona de Amsterdam, ainda que não tenha a fama das Majors, é uma prova reconhecida como rápida e com processo de inscrição bem mais fácil que as suas vizinhas famosas (Berlim, Paris e Londres). Por fim, Boston é a meca dos maratonistas: esta prova não é para quem quer, é para quem pode. A única que exige índice de tempo para se participar é cobiçada por todos maratonistas de alta performance do mundo, o que torna o acesso a ela bem difícil. Ainda assim, atraiu quase uma centena de brasileiros nas suas edições mais recentes.
A matéria completa sobre o assunto, com mais informações, análises e depoimentos de quem correu as provas, você vê na edição de Dezembro da Revista Contra-Relógio.
E você, qual sua maratona preferida no exterior?
Contatos: